fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Equipes intensificam vacinação antirrábica animal em Manaus

A campanha, que iniciou no dia 9 de janeiro, segue até o fim de fevereiro e deve contemplar 63 bairros da área urbana. Confira os 12 locais desta semana.

1 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Vacinação antirrábica (Foto: Altemar Alcântara/Arquivo/Semcom)

Até o próximo sábado (5), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, vai atuar em 12 bairros da capital para executar as ações de vacinação antirrábica animal. A campanha iniciou no dia 9 de janeiro, com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva, e deve seguir até o fim de fevereiro com ações em todos os 63 bairros da zona urbana de Manaus.

A programação da última segunda-feira (31) iniciou com as equipes de vacinadores percorrendo as ruas dos bairros Japiim, Betânia, Cidade Nova (conjunto Mundo Novo) e Aleixo. O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, Reinaldo Luiz da Silva Lima, informa que as equipes executam o trabalho de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h, e também são instalados postos fixos de acordo com a demanda identificada nas comunidades.

“Para receber a vacina, cães e gatos devem ter mais de três meses de idade e estar bem de saúde. É importante que o tutor garanta a vacina anual dos animais contra a raiva, que é uma zoonose e pode ser transmitida para o ser humano. Além da campanha anual, o CCZ também oferece a vacina na rotina de serviços durante todo o ano”, lembra Reinaldo Lima.

Cronograma

A programação semanal da campanha seguirá na terça-feira, 1º/2, nos bairros Japiim, Betânia, Morro da Liberdade, Flores (comunidade Parque das Nações), Cidade Nova (conjunto Mundo Novo) e Aleixo.

Na quarta-feira, 2, as equipes estarão percorrendo as ruas dos bairros Japiim (Japiinlândia), Raiz, Morro da Liberdade, Adrianópolis, Cidade Nova (conjunto Mundo Novo) e Flores (Parque das Nações).

Na quinta-feira, 3, também serão atendidas comunidades nos bairros Japiim (Japiinlândia), Raiz, Adrianópolis, Cidade Nova (Mundo Novo), iniciando nas comunidades dos bairros Santa Luzia e Educandos.

Na sexta-feira, 4, as equipes vão iniciar os trabalhos nos bairros Petrópolis e Nossa Senhora das Graças, continuando o atendimento nos bairros Flores (condomínio São Judas Tadeu), Santa Luzia e Educandos.

Encerrando a programação da semana, as equipes de vacinadores estarão no sábado, 5, atuando nos bairros Petrópolis, Nossa Senhora das Graças, Flores (São Judas Tadeu), Santa Luzia e Educandos, incluindo um posto fixo no Instituto Gerando Futuro, na rua Macurany, s/nº, no bairro Educandos, funcionando das 8h às 12h.

Serviço

O CCZ mantém dois postos fixos com a oferta da vacina antirrábica animal durante todo o ano. Um deles fica localizado na própria sede do centro de zoonoses, no bairro Compensa, zona Oeste, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. O segundo posto fixo funciona na unidade móvel instalada na minivila olímpica do bairro Coroado, zona Leste, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A população também pode entrar em contato com o CCZ, somente para mensagens por WhatsApp, nos telefones 98842-8484 e 98842-8359, ou pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov.br.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Guarda Municipal de Manaus começa a treinar para o uso de armamento letal

Ao final do curso de capacitação será feita a avaliação prática de tiro, para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte que será adotada no órgão.

20 de maio de 2022

Terras Indígenas no AM estão entre as dez mais desmatadas no trimestre

Amazonas tem Terras Indígenas na fronteira com Roraima, no Médio e no Alto Rio Negro entre as mais pressionadas pelo desmatamento, segundo pesquisa do Imazon.

20 de maio de 2022

Lei pune quem joga lixo nas ruas e rios de Manaus, mas Semmas não tem dados

Lei municipal existe desde 2018, mas o que se vê são toneladas de lixo pelas ruas de Manaus entupindo bueiro e poluindo igarapés e não se sabe se alguém foi punido até hoje.

20 de maio de 2022

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022