fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Diabéticos de Manaus podem contar com rede de cuidados; saiba como

Uma das estratégias é alertar a população sobre os primeiros sinais da doença, que pode evoluir para complicações, resultando, inclusive, em amputação dos membros inferiores.

28 de junho de 2021

Compartilhe

Uma das ações é o programa HiperDia, que compreende o tratamento de usuários com diabetes e hipertensão, condições que costumam estar associadas (Foto: Divulgação)

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade do corpo de produzir insulina ou de empregar adequadamente este hormônio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta cerca de 240 milhões de pessoas, o que significa que 6% da população mundial sofre deste mal.

Em Manaus, a Atenção Primária de Saúde, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolve ações de prevenção e tratamento aos seus 34.687 diabéticos cadastrados no sistema.

Apoio da Semsa

Uma das estratégias que a Semsa adota é alertar a população sobre os primeiros sinais da doença, que pode evoluir para complicações, resultando, inclusive, em amputação dos membros inferiores (dedos, pés e pernas).

Caso seja detectada a doença, a rede de atenção primária disponibiliza atendimentos médicos, exames, acesso a medicamentos e acompanhamento regular dos usuários em Manaus. Para ter acesso a esse conjunto de cuidados, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), levando RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) – se o usuário tiver perdido ou não tiver ainda este documento, a equipe da UBS o providencia.

Sintomas

A médica clínica geral Fabiane Castilho aponta que o diabetes apresenta alguns sintomas específicos como fome frequente, aumento da sede, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso inexplicada e súbita. O histórico da doença na família também exige atenção.

“Existem também alguns fatores pessoais e ambientais de risco, como excesso da ingestão de carboidratos, o tabagismo e aspectos relacionados às doenças da síndrome metabólica, que causam alterações de colesterol e triglicerídeos. Esse conjunto de condições contribui para a formação do diabetes, juntamente com a hipertensão arterial. Importante salientar que a obesidade e o sedentarismo favorecem a formação do diabetes no organismo”.

HiperDia

A diretora da Unidade de Saúde da Família Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul, Renata Cavalcante, acentua a importância do programa HiperDia, que compreende o tratamento de usuários com diabetes e hipertensão, condições que costumam estar associadas.

Renata Cavalcante explica que todos os usuários atendidos na unidade passam pelo teste de glicemia e quando há alterações (quando as dosagens de glicemia de jejum estão acima de 126mg/dL), os pacientes realizam exames para confirmação da doença.  “Aquele paciente que é identificado com diabetes já fica em acompanhamento com acesso à medicação e vem aqui pelo menos de seis em seis meses para uma reavaliação pelo médico clínico”.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021