fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Diabéticos de Manaus podem contar com rede de cuidados; saiba como

Uma das estratégias é alertar a população sobre os primeiros sinais da doença, que pode evoluir para complicações, resultando, inclusive, em amputação dos membros inferiores.

28 de junho de 2021

Compartilhe

Uma das ações é o programa HiperDia, que compreende o tratamento de usuários com diabetes e hipertensão, condições que costumam estar associadas (Foto: Divulgação)

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela incapacidade do corpo de produzir insulina ou de empregar adequadamente este hormônio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta cerca de 240 milhões de pessoas, o que significa que 6% da população mundial sofre deste mal.

Em Manaus, a Atenção Primária de Saúde, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolve ações de prevenção e tratamento aos seus 34.687 diabéticos cadastrados no sistema.

Apoio da Semsa

Uma das estratégias que a Semsa adota é alertar a população sobre os primeiros sinais da doença, que pode evoluir para complicações, resultando, inclusive, em amputação dos membros inferiores (dedos, pés e pernas).

Caso seja detectada a doença, a rede de atenção primária disponibiliza atendimentos médicos, exames, acesso a medicamentos e acompanhamento regular dos usuários em Manaus. Para ter acesso a esse conjunto de cuidados, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), levando RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) – se o usuário tiver perdido ou não tiver ainda este documento, a equipe da UBS o providencia.

Sintomas

A médica clínica geral Fabiane Castilho aponta que o diabetes apresenta alguns sintomas específicos como fome frequente, aumento da sede, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso inexplicada e súbita. O histórico da doença na família também exige atenção.

“Existem também alguns fatores pessoais e ambientais de risco, como excesso da ingestão de carboidratos, o tabagismo e aspectos relacionados às doenças da síndrome metabólica, que causam alterações de colesterol e triglicerídeos. Esse conjunto de condições contribui para a formação do diabetes, juntamente com a hipertensão arterial. Importante salientar que a obesidade e o sedentarismo favorecem a formação do diabetes no organismo”.

HiperDia

A diretora da Unidade de Saúde da Família Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul, Renata Cavalcante, acentua a importância do programa HiperDia, que compreende o tratamento de usuários com diabetes e hipertensão, condições que costumam estar associadas.

Renata Cavalcante explica que todos os usuários atendidos na unidade passam pelo teste de glicemia e quando há alterações (quando as dosagens de glicemia de jejum estão acima de 126mg/dL), os pacientes realizam exames para confirmação da doença.  “Aquele paciente que é identificado com diabetes já fica em acompanhamento com acesso à medicação e vem aqui pelo menos de seis em seis meses para uma reavaliação pelo médico clínico”.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021