fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Dia Mundial da Limpeza mobiliza ações pela sustentabilidade em Manaus

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa sensibilizará as pessoas a realizarem ações práticas em casa, com o tema “Eu cuido do meu quadrado”.

14 de setembro de 2020

Compartilhe

Ações práticas serão realizadas em casa (Foto: Divulgação)

Manaus é uma das cidades brasileiras que integrará, no próximo sábado (19), as atividades do Dia Mundial da Limpeza, mobilização global que chama a atenção para os impactos do lixo no meio ambiente.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa sensibilizará as pessoas a realizarem ações práticas de dentro de suas casas, com o tema “Eu cuido do meu quadrado”.

Transmissões ao vivo no Instagram e a realização de um Drive-Thru Ambiental também fazem parte da programação.

A proposta é que os voluntários mobilizem amigos, vizinhos e familiares a fazerem limpezas ambientais, digitais e mentais em suas residências, incentivando que esses novos hábitos sejam incorporados ao dia da dia, explica o organizador regional do movimento, Thiago Andrade.

“Acredito que conseguiremos tocar ainda mais pessoas, pois elas irão perceber como é simples ajudar o meio ambiente, com pequenas ações que podem ser feitas dentro de casa”, afirma.

A limpeza ambiental inclui ações como fazer uma composteira, cuidar do jardim, separar os resíduos, eliminar focos de dengue, reunir os itens que não são mais usados para serem doados.

O objetivo da limpeza mental é estimular práticas que promovam a saúde e qualidade de vida, como meditação, esportes, música, dança, yoga, leitura, entre outras.

Já a limpeza digital visa a remoção de informações dispensáveis no mundo digital, como fotos duplicadas, aplicativos não utilizados e e-mails antigos ou não lidos.

Lives

Para conscientizar a população sobre as temáticas que envolvem a mobilização, será realizada uma programação especial de lives no Instagram.

A primeira transmissão ao vivo será da quarta edição do “Abaré Mind Experience”, uma aula de yoga que será promovida pelo flutuante Abaré (@abaresup), às 9h. A proposta da atividade é reduzir o estresse, proporcionando bem-estar e conexão com a natureza.

A partir das 10h, a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Paula Carramaschi Gabriel, realizará uma meditação guiada, prática que ajuda a trazer calma e equilíbrio para o dia a dia. A live ocorrerá no perfil da Feira da FAS (@feiradafas).

Drive-thru ambiental

O Dia Mundial da Limpeza também terá um Drive-Thru Ambiental, com dois pontos de coleta onde as pessoas poderão entregar materiais como papelão, livros, revistas, eletrônicos, embalagens, tampas plásticas de garrafas, canetas e roupas, que serão destinados às organizações Descarte Correto, Amazon Eco Pet e Reciclo.

A entrega poderá ser feita das 9h às 14h, no Impact Hub Manaus, localizado na Av. Efigênio Salles, 1299, Aleixo, ou na Revolution Tabacarias & HeadShop, na Av. Djalma Batista, 2455, em frente ao Amazonas Shopping, no período das 12h às 17h.

A mobilização

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day, em inglês), teve início na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas. A ação cívica realizada por voluntários foi nomeada com o slogan “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve bem a essência do movimento.

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e, em 2019, cerca de 180 países e mais de 21 milhões de pessoas participaram de limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil, a ação é organizada pela parceria entre Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e Teoria Verde.

Em Manaus, o Dia Mundial da Limpeza tem como embaixadora a cantora Márcia Novo e possui o apoio da BemolDigital, Qluz, Impact Hub, Local Hostel, Amazonha, Revolucton Tabacaria, Café Apuí, Padaria Pão Nosso e Feito com Amor Comida Caseira.

Os interessados em participar da ação podem se cadastrar diretamente pelo site: www.diamundialdalimpeza.com.br. A edição de 2020 terá um incentivo aos participantes que se inscreverem.

Além de garantir um certificado de 15h – que faz a diferença para universitários -, os voluntários ganharão moedas doadas pela Gooders, startup de engajamento social que oferece recompensas e fomenta negócios de impacto.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022

Animação reforça campanha de combate ao abuso sexual infantil virtual

A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outros.

26 de maio de 2022

Projeto para estimular estudos epidemiológicos é debatido em Manaus

Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país com 64,8 casos por 100 mil habitantes em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

26 de maio de 2022

OAB-AM e Seap realizam audiência pública nesta quinta-feira em Manaus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) irão tratar sobre as solicitações dos advogados criminalistas.

26 de maio de 2022

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022