fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Detran-AM registra queda no número de motoristas embriagados no réveillon

Na virada de 2021 para 2022 foram 51 morotistas flagrados alcóolizados, enquanto que na virada de 2020 para 2021 o número foi de 85 flagrantes.

3 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O réveillon de 2022 registrou uma redução de 40% no número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica em Manaus. Na virada de 2021 para 2022, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 51 condutores na operação Lei Seca. Já, de 31 de dezembro de 2020 para 1º de janeiro de 2021, foram 85 flagrantes.

Em relação aos acidentes de trânsito na virada, neste ano houve um acidente a mais em relação à virada 2020/2021. Mesmo assim, tanto no ano passado quanto neste ano não houve nenhuma morte nas ruas de Manaus no réveillon.

Em números absolutos, foram quatro acidentes este ano e três no ano passado. Todos apenas com danos materiais e vítimas lesionadas.

Lei Seca 

A operação Lei Seca no réveillon de 2022 começou às 22h da sexta-feira (31/12) e foi até a manhã de sábado (1º/01). Foram montadas fiscalizações nas avenidas Governador José Lindoso (avenida das Torres),  Efigênio Sales e  Sávio Belota, e na rodovia AM-450 (avenida do Turismo).

Nestes quatro locais, os agentes do Detran Amazonas fizeram 201 autuações por diversas infrações de trânsito. De 74 veículos autuados, 42 foram liberados após seus proprietários sanarem as irregularidades no local ou se comprometerem a saná-las nos próximos dias.

Desses 42 veículos liberados, 26 estavam com o licenciamento atrasado e tiveram os débitos saldados diretamente na blitz, por meio de pagamento via cartão de crédito.

Em relação aos flagrantes de condutores dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica, os agentes do Detran-AM constataram, por meio do teste do bafômetro, que 37 pessoas conduziam seus veículos após beberem alguma quantidade de álcool.

Outros 14 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro e foram autuados pela recusa, que tem as mesmas sanções administrativas de um condutor flagrado no teste do bafômetro.

Acidentes 

O réveillon deste ano teve quatro acidentes de trânsito em Manaus. Foram dois capotamentos e duas colisões. Em nenhum deles houve vítima fatal.

Os casos mais graves foram duas colisões com capotamento. Um deles na Avenida Autaz Mirim, na zona leste, e outro na Ephigênio Sales, no Aleixo.

Todos esses acidentes ocorreram entre a noite do dia 31 de dezembro até a madrugada do dia 1º de janeiro.

Barreiras 

Neste domingo (02/01), o foco da fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas serão as barreiras de retorno para Manaus nas rodovias AM-010 e AM-070.

Os agentes do Detran, juntamente com policiais militares do Batalhão de Trânsito da PM, irão verificar tanto as condições de documentação dos veículos, quanto dos condutores, além de realizarem o teste do bafômetro em quem passar pela fiscalização.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022