fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Detran-AM alerta sobre cobrança ilegal de empresas a motoristas de app

O Detran-AM explica, também, sobre descontos no pagamento de multas e explica a respeito de prazos para renovação de documentos juntos ao órgão de trânsito.

9 de julho de 2021

Compartilhe

CNHs vencidas em 2020 e 2021 ainda são consideradas válidas, conforme destaca o Detran-AM (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao RealTime1, nesta sexta-feira (9), o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá Barbosa, destacou que empresas de transporte, por meio de chamadas em aplicativos de mobilidade urbana, podem estar atuando de maneira errada e ilegal quando à cobrança de documentação de condutores em Manaus e no interior do Amazonas em meio ao cenário pandêmico da Covid-19. Além disso, Barbosa falou, ainda, sobre descontos no pagamento de multas e também nos prazos para renovação de documentos juntos ao órgão de trânsito.

Cobranças indevidas

De acordo com Rodrigo de Sá, empresas de transporte de passageiros, por aplicativos, que exigem dos motoristas com atividade renumerada a renovação obrigatória, estão atuando de maneira errada ilegal. “Deve-se respeitar o calendário promovido pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito]. Então, essas carteiras vencidas em 2020 e 2021, para todos os efeitos, ainda são consideradas validas até a data limite de renovação”.

Rodrigo de Sá explica que, desde o início da pandemia da Covid-19, para que o cidadão não fosse prejudicado, houve toda uma tratativa em âmbito nacional. Conforme ele, o Contran – atendendo aos pedidos dos Detrans – promoveu a interrupção de vários prazos de modo que o usuário não tivesse prejuízo em razão da interrupção dos serviços não só no Detran-AM como em outros de todo o País, que tiveram paralização em razão da Pandemia.

“Tendo em vista o cenário de baixa dos casos de Covid-19, esses prazos foram retomados agora. Mas o Contran estabeleceu um calendário todo especial para várias situações. Essas informações podem ser conferidas por meio do site do Detran no Amazonas”, destaca.

Desconto em multas

O condutor pode ficar livre as notificações impressas em papel, como, por exemplo, multas, caso opte pelo sistema de notificação eletrônico. Para isso, deve ser realizado o download da carteira digital de trânsito, disponível nos sistemas Android e iOS, conforme explica o diretor-presidente do Detran-AM.

“Aderindo a esse sistema, o condutor não terá mais notificação em papel, apenas pelo aplicativo. E ele terá, caso selecione aquela infração e faça a adesão, imediatamente 40% de desconto para pagamento. Ao aderir e ao aceitar o desconto, ele renuncia o direito de recorrer dessa autuação. É uma confissão de culpa com um benefício legal. Caso não queira, o condutor vai recorrer e ter todo um trâmite. Em alguns casos, dependendo do valor da multa, o desconto pode ser superior a R$ 1 mil”, garante Rodrigo.

Municípios polos

Segundo o diretor-presidente do órgão de trânsito estadual, o governador Wilson Lima (PSC) tem voltado o olhar muito especial para o interior do Estado, não apenas para a saúde, mas também em outras áreas, e com relação ao trânsito não poderia ser diferente.

“A gente está corrigindo um problema e uma demanda de décadas. O Detran-AM possui 27 postos no interior, em 27 municípios, mas é bem verdade que em muitos deles nós não temos um atendimento da forma que gostaríamos. Há carência de pessoal, deficiência de estrutura, e um problema endêmico enraizado no nosso Estado que é a questão da internet”, explica Barbosa.

Ainda segundo Rodrigo, em sua administração, o Detran-AM tem procurado corrigir o problemas e estabelecer um planejamento para a criação de municípios polo, levando toda a estrutura que o Detran-AM tem na capital para esses municípios, de maneira que consiga atender também os municípios adjacentes com rapidez e celeridade.

“Com isso, será possível a emissão de CNHs nos próprios municípios, a confecção das placas dos veículos e sem haver a necessidade de envio dos documentos da capital para o interior do Amazonas. É o Governo, por meio do Detran-AM, se preocupando com políticas públicas efetivas de trânsito, e o interior faz parte disso e a gente não pode esquecer dele”, pontua o chefe do órgão de trânsito.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021