fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Delegacia alerta para o risco de golpes neste período de festas

Pacotes de viagens com preços abaixos dos praticados no mercado e vendas por e-commerce são os golpes mais comuns registrados neste período.

19 de dezembro de 2021

Compartilhe

Compras feitas pela internet devem ser feitas com atenção redobrada do consumidor. (Foto: Reprodução)

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) esta orientando os consumidores para a forma correta de se proteger dos criminosos que aproveitam o período de festas de fim de ano para aplicar golpes de todas as espécies.

O delegado titular da Decon, Eduardo Paixão, lembra que um dos golpes mais recorrentes nessa época é o de falsos pacotes oferecidos por agências de viagens. Segundo ele, o consumidor está mais propício ao golpe, no momento em que está realizando a compra pela internet.

“São inúmeros os casos de golpes virtuais ligados a compra de pacotes de viagens. É importante que o consumidor se atente para preços muito abaixo da média de mercado, e prefira empresas ou sites reconhecidos, que possuam pagamento por CNPJ e jamais deposite valores a pessoas físicas”, esclareceu o delegado.

Outra fraude comum são os anúncios de quitação de dívidas de fim de ano. Muitas vezes, os estelionatários se aproveitam do desejo do consumidor de quitar débitos oferecendo taxas de juros mais baixas que o comum, além de supostas vantagens para o pagamento, porém, a falsa empresa não repassa o valor ao banco e causa ainda mais prejuízo à vítima.

O titular alerta, ainda, para precauções no momento de compras de presentes pela internet. O chamado golpe do e-commerce que consiste em sites falsos que costumam surgir nesse período com vendas de produtos que não são entregues. Muitas vezes, o consumidor passa informações bancárias pessoais que podem ser usadas em outras fraudes.
“Esses sites costumam ter nomes idênticos ou parecidos com os de empresas conhecidas, o que induz o consumidor ao erro e o atrai com valores muito abaixo dos de mercado”, informou Paixão.

Denúncias

 A Decon orienta que o consumidor que tenha sido vítima destes ou de outros golpes, formalize a denúncia em uma unidade policial mais próxima de onde o fato ocorreu, portando em mãos as provas do fato, como cópias de mensagens de ofertas ou anúncios enganosos, ligações gravadas ou comprovante de depósito, para que as investigações possam iniciar.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Sesc Amazonas oferece aulas de Pilates aliado à Fisioterapia

Adolescentes, adultos e idosos já podem inscrever. Para isso, basta fazer o agendamento da avaliação fisioterapêutica, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

27 de janeiro de 2022

Crianças indígenas da etnia warao começam a ser vacinadas contra a Covid

A Secretaria de Saúde recomenda que as crianças com alguma doença na fase aguda aguardem total recuperação para receber a vacina contra a Covid-19.

27 de janeiro de 2022

Largo São Sebastião vai ganhar segundo letreiro turístico de Manaus

A previsão, após verificar medidas, dimensionamento e localização no Largo, é de fazer a instalação do letreiro em fevereiro. Outros pontos da cidade devem ganhar o objeto.

27 de janeiro de 2022

Teste brasileiro para Covid feito com detergente promete ser eficiente

De acordo com os pesquisadores brasileiros, os resultados do teste podem ser obtidos em cerca de 30 minutos, após a coleta do soro. E a ideia é reduzir ainda mais esse tempo.

27 de janeiro de 2022

Gratuidade nos ônibus para alunos passa a valer a partir de 1º de fevereiro

Por mês, serão validadas 44 passagens aos estudantes que não serão cumulativas, ficando a cada aluno - ou pais - a responsabilidade pela recarga do cartão eletrônico.

27 de janeiro de 2022

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

Por conta da vacinação, os números de sepultamentos registrados neste ano são bem menores que os do início da segunda onda, em janeiro de 2021. No dia 24, houve 52 enterros.

27 de janeiro de 2022

Vacinação contra a Covid é ampliada para crianças de 6 a 9 anos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, em um dos quatro pontos de vacinação.

27 de janeiro de 2022

Após ajustes em edital, contratações pela SES-AM são autorizadas

Na última terça-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu cautelarmente as contratações e determinou que a SES promovesse ajustes no edital.

27 de janeiro de 2022