fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Dados preocupam, alerta Prefeitura sobre situação de crianças nas ruas

Por meio da Semasc, a Prefeitura de Manaus fez o alerta e solicita que as denúncias sejam feitas aos canais responsáveis.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Só este ano, mais de 60 denúncias apontavam crianças trabalhando nos semáforos de Manaus (Foto: Agência Brasil)

Nesta terça-feira (11), dia em que lançou lançou o Plano de Intervenção “Menino não é de Rua – Trilha da Proteção da Criança e do Adolescente”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), fez um alerta sobre o número de crianças e adolescentes que encontraram em situação de vulnerabilidade na capital somente este ano. Para a secretaria, dados preocupam.

De acordo com a Semasc, de janeiro a abril de 2021, 72 crianças e oito adolescentes foram encontrados em situação de vulnerabilidade em Manaus durante as abordagens sociais que os servidores fizeram a 42 famílias.

Ainda segundo a secretaria, os canais de atendimento da Semasc receberam, no mesmo período, 60 denúncias de que havia crianças trabalhando nos semáforos das vias da cidade.

Encaminhamentos

Segundo a assessoria da Semasc, após a verificação e confirmação das ocorrências, os servidores da Semasc encaminham os casos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Caso haja reincidência por parte do grupo familiar, o caso é encaminhado para um dos conselhos tutelares de Manaus. Lá, a situação das crianças e adolescentes é articulada com os órgãos de proteção.

“Devemos zelar pela proteção da criança e do adolescente, além de aplicar medidas protetivas ou outras medidas aos pais ou responsáveis quando ameaçam ou violam os direitos destes menores”, destacou Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc.

Como denunciar

Em caso de violação dos direitos da criança e/ou do adolescente, os canais de atendimento são os Disque Denúncia (0800 092 1407), Disque Direitos Humanos (0800 092 6644), Disque 100 (nacional) ou os números de telefone dos Conselhos Tutelares de cada zona que podem ser observados neste link.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021