fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

Dados preocupam, alerta Prefeitura sobre situação de crianças nas ruas

Por meio da Semasc, a Prefeitura de Manaus fez o alerta e solicita que as denúncias sejam feitas aos canais responsáveis.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Só este ano, mais de 60 denúncias apontavam crianças trabalhando nos semáforos de Manaus (Foto: Agência Brasil)

Nesta terça-feira (11), dia em que lançou lançou o Plano de Intervenção “Menino não é de Rua – Trilha da Proteção da Criança e do Adolescente”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), fez um alerta sobre o número de crianças e adolescentes que encontraram em situação de vulnerabilidade na capital somente este ano. Para a secretaria, dados preocupam.

De acordo com a Semasc, de janeiro a abril de 2021, 72 crianças e oito adolescentes foram encontrados em situação de vulnerabilidade em Manaus durante as abordagens sociais que os servidores fizeram a 42 famílias.

Ainda segundo a secretaria, os canais de atendimento da Semasc receberam, no mesmo período, 60 denúncias de que havia crianças trabalhando nos semáforos das vias da cidade.

Encaminhamentos

Segundo a assessoria da Semasc, após a verificação e confirmação das ocorrências, os servidores da Semasc encaminham os casos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Caso haja reincidência por parte do grupo familiar, o caso é encaminhado para um dos conselhos tutelares de Manaus. Lá, a situação das crianças e adolescentes é articulada com os órgãos de proteção.

“Devemos zelar pela proteção da criança e do adolescente, além de aplicar medidas protetivas ou outras medidas aos pais ou responsáveis quando ameaçam ou violam os direitos destes menores”, destacou Graça Prola, subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos da Semasc.

Como denunciar

Em caso de violação dos direitos da criança e/ou do adolescente, os canais de atendimento são os Disque Denúncia (0800 092 1407), Disque Direitos Humanos (0800 092 6644), Disque 100 (nacional) ou os números de telefone dos Conselhos Tutelares de cada zona que podem ser observados neste link.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021