fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Cupons fiscais de farmácias vão divulgar fotos de crianças desaparecidas

A ideia do projeto "Procurando Anjos" é colaborar com autoridades e familiares na busca por menores desaparecidos há muito tempo, no Amazonas.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

A partir deste mês de setembro, todos os cupons fiscais das três redes de farmácias pertencentes ao Grupo Tapajós passarão a exibir, em seus versos, fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no Amazonas. Trata-se do projeto ‘Procurando Anjos’, que envolve mais de 100 lojas das bandeiras Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma. A ideia é colaborar com autoridades e familiares na busca por menores desaparecidos há muito tempo.

“Nossas redes emitem mais de um milhão de cupons fiscais todos os dias e nós vamos usar essa capilaridade para ajudar na procura por essas crianças”, comenta o diretor de marketing, vendas e consumer experience do Grupo Tapajós, Fernando Ferreira.

Conforme ele, a ação está sendo realizada em parceria com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), sob o comando da delegada Joyce Coelho. “Quando falamos com ela, nos atendeu de pronto, e enviou todas as imagens das crianças desaparecidas com a devida autorização para a divulgação”, detalha Ferreira.

Registros e baixas

Conforme a titular da Depca, embora seja alto o número de registos de desaparecimentos na cidade (foram 1.497 em 2020 e 226 entre janeiro de julho de 2021), na grande maioria dos casos, a criança ou adolescente retorna ao lar ou é encontrada(o) em pouco tempo, porém, são raras as vezes em que a família volta para dar baixa no BO (boletim de ocorrência), dificultando uma estatística mais condizente com a realidade.

“A gente sempre orienta ao denunciante que informe à delegacia caso a criança retorne, mas são realmente pouquíssimos os que atendem a esse apelo, o que faz com que os registros permaneçam abertos”, relata Joyce Coelho.

Nesse meio há, porém, os casos de desaparecimentos chamados de ‘enigmáticos’, quando o fato é envolto em mistérios que dificultam a investigação e localização da vítima. É nesse contexto que surge o projeto ‘Procurando Anjos’, com imagens de crianças e adolescentes desaparecidos há vários anos, e cujas famílias não têm nenhuma dica de seus paradeiros.

Além da imagem e do nome de cada vítima, os cupons ficais das drogarias irão trazer a data de nascimento e de desaparecimento do menor, possibilitando ao público assimilar uma possível mudança de fisionomia, tendo em vista a atual idade da criança ou adolescente.

Ainda no cupom, os clientes das farmácias participantes encontrarão os contatos da Depca, para o caso de qualquer informação que possa ajudar na busca pelos desaparecidos.

“É um projeto muito válido, pois há alguns desaparecimentos extremamente difíceis de se investigar. Ao contrário das fugas de adolescentes, os casos enigmáticos têm padrões bem distintos e toda ajuda é muito bem-vinda”, afirma a delegada Joyce Coelho.

Treinamento e engajamento

Para que a ação ganhe o envolvimento dos clientes das redes de farmácias participantes da ação, e da sociedade como um todo, os mais de três mil colaboradores do Grupo Tapajós serão treinados a se engajar no projeto, estimulando que o cliente sempre peça a nota fiscal e confira o verso, para que veja as imagens das crianças desparecidas.

“Vamos usar nossa plataforma de cursos on-lines, denominada de Universidade do Conhecimento Tapajós (UCT), para fazer esse treinamento. Assim, em pouco tempo poderemos alcançar grande volume de colaboradores, já que todos têm acesso a essa tecnologia na empresa”, explica Fernando Ferreira.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021