quinta-feira, 28 de março de 2024

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Cras, Creas e Eamaar retomam atendimento presencial por agendamento

Os atendimentos no Cras, Creas e Eamaar retomam atendimento presencial no horário de 8h às 14h, mediante agendamento.
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Cras Creas e Eamaar retomam atendimento presencial

Os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar) terão suas atividades retomadas, gradativamente, pela Prefeitura de Manaus.

Conforme medida descrita na portaria nº 093/2020, publicada na edição nº 4.882, do Diário Oficial do Município (DOM), de terça-feira, 15/7, os atendimentos acontecerão no horário de 8h às 14h, mediante agendamento prévio.

Titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Suzy Zózimo, afirma que a mudança de atendimento presencial até o momento acontecerá somente no Cras, Creas e Eamaar.

“Estamos seguindo a orientação recomendada pelos órgãos de saúde, no sentido de resguardar a população. Nesse sentido adotamos medidas preventivas, mas o atendimento é realizado pelos canais de comunicação disponibilizados, para que o público tenha a orientação e atendimento que necessita”, explicou Suzy.

Para acessar a lista de canais de comunicação dos Cras, basta acessar: https://semasc.manaus.am.gov.br/cras/. Enquanto que para os Creas o link é o https://semasc.manaus.am.gov.br/creas/ e o Eamaar pelo contato telefônico 98842-1015. Os agendamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Suspensão dos atendimentos na Semasc

Da mesma forma, como medidas de prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus prorrogou, também, a partir da portaria nº 093/2020, a suspensão dos atendimentos presenciais da Semasc até o dia 31 de julho.

A publicação estabelece, ainda, a suspensão dos atendimentos presenciais realizados na sede da Semasc, no Centro de Referência dos Direitos das Mulheres (CRDM) e Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Portanto, eventos, encontros, cursos de formação, oficinas e ações estão suspensos, temporariamente, para evitar a aglomeração.

Atividades essenciais

Ficam mantidas as atividades essenciais e serviços emergenciais como as entregas de benefícios eventuais e atendimentos de calamidades públicas.

O funcionamento das cozinhas comunitárias e restaurante popular, também se mantém. no entanto, com o expediente alterado para o horário de 7h às 14h, exceto em situações que demandem a extensão do referido horário.

 O atendimento do SOS Funeral segue funcionando com todas as recomendações de proteção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante 24 horas.

Interessados pode entrar em contato pelos números 0800 280 8087 / 3215-2649 / 3631-9983, todos os dias.

Os serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua não serão paralisados. O disque-Direitos Humanos 0800-092-6644 e o disque- Denúncia 0800-092-1407, destinado a violações de direitos envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e idosos, entre outros, têm funcionamento 24 horas, diariamente.

Canais de atendimento

As estratégias de atendimento ao público adotadas pela Semasc seguem com: o atendimento remoto, por meio de ligação telefônica; e-mail; aplicativos de mensagens – como WhatsApp – principalmente, aos grupos de risco, tais como idosos, gestantes e lactantes, pois além de assegurar a proteção, organiza a oferta dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais. O atendimento remoto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

– Subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e de Direitos Humanos – Contato: 3214-5080

– Cadastro Único – Contato: 98842-2095

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