fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Cozinhas populares recebem ação sobre segurança alimentar

O objetivo foi apresentar à população alternativas alimentares de baixo custo, mas com alto teor nutricional. Segundo a ONU, 870 milmilhões de pessoas sofrem de subnutrição.

16 de outubro de 2020

Compartilhe

Profissionais receberam orientações nutricionais sobre preparo, conservação e reaproveitamento dos alimentos (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, cozinhas comunitárias dos Centros de Convivência da Família e restaurantes populares da capital receberam oficinas de segurança alimentar. A iniciativa foi resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Secretaria de Assistência Social (Seas). 

Durante as oficinas, os profissionais receberam orientações nutricionais sobre preparo, conservação e reaproveitamento de alimentos naturais. O objetivo das oficinas é apresentar à população alternativas alimentares de baixo custo, mas com alto teor de nutrição.

De acordo com a gerente de Políticas Estratégicas do Departamento de Atenção Básica (DABE), Jozelina Castro, a SES-AM tem apoiado os municípios na realização de ações e atuado junto à população na conscientização da importância da alimentação adequada e saudável. 

“A gente procura orientar as pessoas a se alimentarem melhor, por exemplo. Procurar sempre ter uma alimentação mais saudável, escolher produtos mais naturais possíveis. Então, essas informações a gente passa para os municípios, para que eles possam estar desenvolvendo ações junto com a população, orientando essa população na melhoria da sua alimentação” destaca. 

Data comemorativa

No dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. O dia busca promover a reflexão sobre temas importantes como segurança alimentar e nutrição de povos carentes, e como garantir uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. 

Em 2020, o tema escolhido é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”. O objeto da discussão leva em consideração a pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas sofrem de subnutrição no mundo.

O secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM e nutrólogo, Thales Schincariol, explica a importância da alimentação no processo de envelhecimento da população. “A alimentação está associada a transtornos alimentares ou transtornos naturais e doenças como diabetes e hipertensão, quadros depressivos. Então, tudo isso, até doenças oncológicas, estão associadas a graus de incorreção na alimentação”.

Para ele, a data de hoje é uma oportunidade da população rever hábitos alimentares que não são nutritivos e incentivar a alimentação saudável desde a infância. “Temos que fazer a inclusão de alimentos menos processados, menos ricos em açúcares intactos. Então, quanto mais tempo se retardar a inclusão desses alimentos mais saudáveis na dieta do amazonense ou do brasileiro em si, veremos um aumento exponencial da obesidade, principalmente em criança e adolescentes”, finaliza.

Leia mais Dia a Dia

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021