fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Cozinhas populares recebem ação sobre segurança alimentar

O objetivo foi apresentar à população alternativas alimentares de baixo custo, mas com alto teor nutricional. Segundo a ONU, 870 milmilhões de pessoas sofrem de subnutrição.

16 de outubro de 2020

Compartilhe

Profissionais receberam orientações nutricionais sobre preparo, conservação e reaproveitamento dos alimentos (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, cozinhas comunitárias dos Centros de Convivência da Família e restaurantes populares da capital receberam oficinas de segurança alimentar. A iniciativa foi resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Secretaria de Assistência Social (Seas). 

Durante as oficinas, os profissionais receberam orientações nutricionais sobre preparo, conservação e reaproveitamento de alimentos naturais. O objetivo das oficinas é apresentar à população alternativas alimentares de baixo custo, mas com alto teor de nutrição.

De acordo com a gerente de Políticas Estratégicas do Departamento de Atenção Básica (DABE), Jozelina Castro, a SES-AM tem apoiado os municípios na realização de ações e atuado junto à população na conscientização da importância da alimentação adequada e saudável. 

“A gente procura orientar as pessoas a se alimentarem melhor, por exemplo. Procurar sempre ter uma alimentação mais saudável, escolher produtos mais naturais possíveis. Então, essas informações a gente passa para os municípios, para que eles possam estar desenvolvendo ações junto com a população, orientando essa população na melhoria da sua alimentação” destaca. 

Data comemorativa

No dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. O dia busca promover a reflexão sobre temas importantes como segurança alimentar e nutrição de povos carentes, e como garantir uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. 

Em 2020, o tema escolhido é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”. O objeto da discussão leva em consideração a pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas sofrem de subnutrição no mundo.

O secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM e nutrólogo, Thales Schincariol, explica a importância da alimentação no processo de envelhecimento da população. “A alimentação está associada a transtornos alimentares ou transtornos naturais e doenças como diabetes e hipertensão, quadros depressivos. Então, tudo isso, até doenças oncológicas, estão associadas a graus de incorreção na alimentação”.

Para ele, a data de hoje é uma oportunidade da população rever hábitos alimentares que não são nutritivos e incentivar a alimentação saudável desde a infância. “Temos que fazer a inclusão de alimentos menos processados, menos ricos em açúcares intactos. Então, quanto mais tempo se retardar a inclusão desses alimentos mais saudáveis na dieta do amazonense ou do brasileiro em si, veremos um aumento exponencial da obesidade, principalmente em criança e adolescentes”, finaliza.

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022