fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Covid-19: ômicron ainda não é ameaça no AM, mas já acende alerta do comitê

Presente em 12 países com 142 casos confirmados, a nova variante do coronavírus ainda não apresenta registro no Amazonas. Comitê de enfrentamento segue vigilante.

30 de novembro de 2021

Compartilhe

Wilson Lima reuniu com comitê de enfrentamento à Covid-19 para tratar da variante ômicron (Foto: Divulgação)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19, na noite de ontem (29), para avaliar eventuais impactos da variante ômicron, já registrada em 12 países com 142 casos já confirmados. Nenhum caso da doença foi identificado no estado, até o momento.

O monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) indica que todos os casos da nova variante são considerados leves e os pacientes não precisaram de internação.

O governador fez um apelo à vacinação e pediu que os amazonenses cumpram o ciclo de imunização e fiquem protegidos contra a Covid. 

“Estamos em estado de alerta. Precisamos estar preparados para tomar medidas e preservar vidas. Aproveito para fazer um apelo para que as pessoas tomem a vacina. Através dos veículos de comunicação vamos manter a população informada sobre todas as decisões com relação a Covid-19, como a gente sempre fez”, disse Wilson Lima.

Atualmente, 64% da população do Amazonas está com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, primeira e segunda dose ou dose única. Na capital, 74,3% da população está imunizada.

Para incentivar o aumento da cobertura, o estado vem realizando os mutirões “Vacina Amazonas” e a campanha “Vacina Premiada”.

“O fechamento de fronteiras vai retardar o aparecimento desse vírus, então essa demora vai permitir que os cientistas investiguem primeiro a virulência, se é um vírus agressivo. A transmissibilidade, transmite muito fácil para as pessoas? Tem uma alta taxa de transmissão? E por último se tem algum escape vacinal, se esse vírus é resistente à vacina ou não. Com essas informações, os cientistas vão proporcionar para todos nós, gestores, tomar decisões”, salientou o secretário de Saúde, Anoar Samad.

Indicadores

Atualmente, o Amazonas apresenta a taxa que avalia a transmissão da Covid-19, chamada de Rt, em 0,93. O que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 93 pessoas.

O comparativo entre novembro deste ano e o mesmo período do ano passado mostra uma queda de 88% no número de casos e uma redução de 91% em relação às hospitalizações. Além disso, os números de mortes caíram 95%.

Apesar das hospitalizações e mortes terem baixado, entre outubro e novembro deste ano, os indicadores mostram que o número de novos casos confirmados subiu de 420 para 2 mil. A taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 é igual a 17% para leitos clínicos e 25% para UTI.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022

Artistas do quadrinho nacional estarão na Casa das Artes neste sábado

Casa de Artes no Centro abriga exposição e recebe artistas do quadrinho nacional dentro da programação da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus.

28 de janeiro de 2022