fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Comitê defende criação de delegacia de combate à corrupção

O Comitê enviou documento ao governo, com base na lei de acesso à informação, solicitando o andamento da implantação da delegacia exclusiva ao combate à corrupção.

2 de julho de 2020

Compartilhe

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa 2 Eleitoral, solicitou ao Governo do Estado, por meio de documento informações sobre o andamento para a implantação da delegacia dedicada exclusivamente ao combate à corrupção.

O objetivo da criação da delegacia exclusiva de combate à corrupção é prevenir e reprimir desvios de recursos dos cofres públicos.

A solicitação das informações foi feita com base na lei de Acesso à Informação (nº 12.527/13).

Segundo o Comitê, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, em junho de 2019, a portaria nº 631 incluindo a criação e o efetivo funcionamento na estrutura da Polícia Civil de delegacia dedicada exclusivamente ao Combate à Corrupção.

A criação da delegacia é um dos critérios de rateio dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados e ao Distrito Federal.

Depois disso, 29 delegacias de Combate à Corrupção já foram criadas em 18 estados do País: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Prejuízo à sociedade

O comitê sustenta que a corrupção causa enorme desvio de recurso público e torna os serviços estatais precários. Levando assim, sofrimento ao povo, além de alimentar grupos criminosos que atentam contra o bem-estar da coletividade.

“Nos últimos anos, o Brasil vem alcançando indicadores internacionais vergonhosos no que diz respeito à corrupção. Da mesma forma, em plena pandemia do novo coronavírus, o país é surpreendido com operações da Polícia Federal e do Ministério Público contra a corrupção no Sistema de Saúde Pública”, sustenta o comitê.

“Sabe-se ainda que profissionais especializados, com recursos materiais e humanos próprios, possuem maiores condições de alcançar êxito nas investigações de crimes complexos, como são os ligados às licitações, por exemplo”, destaca o documento.

Importância

O comitê defende que uma delegacia especializada no combate à corrupção, com certeza, não poderá sofrer quaisquer influências políticas que eventualmente possam existir sobre investigadores. E, que, sem autonomia passam a ser minimizadas quando existe uma delegacia cuja única missão é investigar crimes de corrupção.

Assim, a sociedade como um todo ganha quando se tem um combate efetivo de crimes praticados contra a administração pública estadual e municipal. Tendo a percepção de que, com a implantação da delegacia, resultados mais efetivos passarão a ser mais evidentes aos destinatários dessa política pública, no caso a sociedade amazonense”, finaliza o documento do comitê.

Veja também:

Comitê de Combate à Corrupção mais atento neste ano de campanha.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021