fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Combate ao HIV/Aids: campanha de testagem dá início ao Dezembro Vermelho

De 2010 a 2020 foram notificados no Sinan, no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino.

1 de dezembro de 2021

Compartilhe

A FMT-HVD realiza dia de testagens, palestras e aconselhamentos (Foto: Divulgação)

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realiza, nesta quarta-feira (1⁰/12), a abertura do “Dezembro Vermelho”, campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A programação para o mês inclui oferta de testagem, tanto na Fundação como na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), duas lives sobre a transmissão vertical e para tirar dúvidas, além da distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos.

A abertura da campanha será no primeiro dia do mês, com uma ação de testagem rápida no auditório do ambulatório da FMT-HVD. A campanha será aberta para toda pessoa que queira realizar o teste, bastando levar um documento oficial de identificação. 

No dia 3 de dezembro, será transmitida uma live pelo canal de Youtube da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com as médicas Aline Alencar, Renata Spener e Vanine Fragoso. Além de explicar um pouco sobre a infecção, a live estará aberta para perguntas sobre a doença e os tratamentos.

HIV/AIDS

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, 920 mil pessoas vivem com HIV/AIDS (2020), enquanto estima-se que em média 160 mil pessoas vivem com o vírus causador da doença e não sabem. O dado mostra a importância das ações que buscam informar sintomas, perigos e formas de prevenção contra o problema clínico.

De 2010 a 2020 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino. A maioria dos casos encontra-se nas faixas etárias de 20 a 34 anos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid mata 4x mais crianças de 0 a 4 anos no Brasil que maiores que 5

Oficialmente, o Brasil registrou 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos. Faixa etária já pode ter atingido 3.249 óbitos e 92.837 internações desde o início da pandemia.

23 de janeiro de 2022

Exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório

A medida, sancionada pelo governador Wilson Lima, orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens da vitamina no corpo.

23 de janeiro de 2022

Belém adia volta presencial às aulas na rede pública de ensino

Decisão foi tomada após a identificação de casos de síndromes gripais entre trabalhadores da educação. Aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24) de forma remota.

23 de janeiro de 2022

Fiocruz Amazônia realiza evento pelo mês da Visibilidade Trans

O evento reforça a necessidade de respeito ao movimento trans e a importância da promoção de cidadania entre mulheres e homens travestis e transexuais.

23 de janeiro de 2022

Roteirista da Turma da Mônica, amazonense Romahs lança obra sobre felinos

Livro “Todos os meus gatos de volta” conta uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos.

23 de janeiro de 2022

Novo Centro de Testagem realizou exames em mais de 10 mil pessoas

Do dia 19 de janeiro até este sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos.

23 de janeiro de 2022

ANAC dá primeira autorização para entrega comercial usando drones

Empresa contemplada foi a companhia Speedbird. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. Autorização contempla áreas rurais e urbanas.

23 de janeiro de 2022

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

Voluntários em São Paulo e Salvador que receberam doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em um intervalo de seis meses antes do início do estudo.

23 de janeiro de 2022