fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Coleção ‘Encantos Amazônicos’ encerra projeto de economia criativa

Projeto da Prefeitura de Manaus possibilitou o aprimoramento de produtos feitos por 43 artesãos selecionados pelo Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi.

18 de dezembro de 2021

Compartilhe

A segunda edição do projeto “Manaus Feita à Mão” foi realizada em parceria com a Associação Zagaia Amazônia. (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Associação Zagaia Amazônia, lançou a coleção “Encantos Amazônicos” e, com isso, encerrou a segunda edição do projeto “Manaus Feita à Mão”, no Casarão da Inovação Cassina, Centro, na noite desta sexta-feira (17). O projeto foi voltado para aprimorar os produtos de 43 artesãos selecionados pelo Departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi.

O subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas, ressaltou a importância do projeto em parceria com a Zagaia. “Essa é mais uma iniciativa que dá oportunidade para que os artesãos possam aprimorar e vender seus produtos e gerar renda para esse segmento que foi um dos principais afetados pela pandemia”, destacou Igrejas.

A presidente da Associação Zagaia Amazônia, Rozana Trilha, destacou a importância do apoio da prefeitura para a execução do projeto. “Tivemos a chance de discutir o que pode trazer mais melhorias para esse trabalho. Nesta edição foi possível comprar matéria-prima para desenvolver os produtos e, além disso, levar duas artesãs para uma feira nacional em Belo Horizonte (MG). Então é muito mais que só a comercialização, é a oportunidade de perceber o que está sendo feito no mercado”, disse.

Feira

Uma das artesãs certificadas no evento, Regina Medeiros, há 12 anos trabalha com artesanato, e por meio do projeto participou da 32ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte, que aconteceu de 7 a 12/12.

“Eu sou natural de Maués e trabalho com pintura em cerâmica, em massa fria, argila e em madeira, além disso, há cinco anos eu comecei a modelar peças. A Prefeitura de Manaus e a Zagaia têm sido divisores de águas porque apoiam na criação de peças e nos abrem novos horizontes e possibilidades de trabalho, ou seja, são fundamentais para consolidarmos a marca e a identidade no nosso trabalho. Recentemente nós estivemos na feira nacional de artesanato, fruto dessa parceria, e foi uma experiência super gratificante e valorosa na qual pude estar em contato com vários artesãos trocando ideias e conhecimento”, disse.

Trabalhos

A coleção é inspirada no universo amazônico e composta por peças que variam da fibra, passando pela cerâmica, o couro e a borracha até a utilização de cuias, madeiras e tecidos como matéria-prima de suas criações.

Durante o evento foi lançado um catálogo digital com as produções artesanais aprimoradas, a partir da consultoria que os participantes receberam da Associação Zagaia Amazônia no “Manaus Feita à Mão”. A consultoria teve o objetivo de potencializar a criação artesanal por meio de um método de desenvolvimento de produtos que expresse originalidade e valorização da identidade cultural amazônica.

Além disso, o projeto, que teve início em junho deste ano, ofereceu ao longo dos meses capacitação contínua, on-line e presencial aos participantes, preparando-os para o mercado do artesanato nacional e internacional, com desenvolvimento de novos produtos, originais e valorizando a identidade cultural dos participantes. Foram realizadas oficinas temáticas com foco nas tendências criativas para inovação no artesanato local, aprimoramento de produtos e orientações de como exportar e como identificar mercado fora do país e prospectar novos clientes.

A associação, em parceria com a Semtepi, montou um conjunto de metodologias para formar, aperfeiçoar e levar excelência ao mercado artesanal para os artesãos. Entre os participantes, 21 artesãs fazem parte da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn), 5 integram o Ateliê Derequine do Parque das Tribos, e 17 são artesãos urbanos de Manaus.

A capacitação e a consultoria realizada pela Zagaia aconteceram em parceria com a designer de produto Carol Oliveira, colaboradora de projetos do Studio Sérgio J. Matos. A parceria buscou estimular nos participantes, inclusive com a aquisição de matéria-prima, o desenvolvimento de novos produtos artesanais com a influência no design, na valorização das peças produzidas, buscando ampliar o público consumidor para o cenário nacional e com isso gerar mais perspectivas de faturamento para os artesãos.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Lei garante que mulher vítima de violência acesse programa de emprego

Lei garante prioridade para mulheres que comprovarem terem sido vítimas de violência a acessar programas gerenciados pelo Governo para emprego e renda.

16 de agosto de 2022

Queiroga descarta emergência pública no país devido à varíola dos macacos

O ministro da saúde citou, entretanto, a possibilidade de São Paulo recorrer à medida, uma vez que concentra a maioria dos casos registrados no país.

16 de agosto de 2022

Orquestra promove festival com trilhas sonoras clássicas do cinema

O primeiro concerto é dedicado à saga Star Wars, já o segundo se chama “Aventuras Fantásticas” e se volta para as trilhas de Harry Potter e Os Piratas do Caribe.

16 de agosto de 2022

MP-AM vota lista tríplice para escolha de novo Procurador-Geral em 1º de setembro

Nomes dos sete candidatos foram homologados na última sexta, em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, do Ministério Público do Amazonas.

16 de agosto de 2022

Robério participa de Colóquio Nacional sobre a Independência do Brasil

Ele representa o Amazonas no evento e, hoje, apresenta uma mesa temática onde vai abordar os aspectos da independência do Estado e suas variáveis para a formação social.

16 de agosto de 2022

Nike impede personalização de camisas da seleção com nomes de orixás

Com dois modelos, nas tradicionais cores amarelo e azul, os uniformes, segundo a fornecedora, fazem alusão à onça-pintada e à garra da nação.

15 de agosto de 2022

Manaus terá mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid nesta semana

Durante a semana, os pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionam em horários estratégicos, para que a campanha seja distribuída em todas as zonas geográficas da cidade.

15 de agosto de 2022

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022