fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Chamadas no 190 aumentam 77% em Manaus por violência infanto-juvenil

Ano passado foram 900 denúncias e, até final de maio deste ano, os chamados ao serviço de emergência da polícia já passam de 1.600; estupro está entre casos mais frequentes.

7 de julho de 2021

Compartilhe

Relatos mais frequentes são de abandono de incapaz, agressão e estupro (Foto: Reprodução)

O serviço emergencial 190 recebeu 1,6 mil denúncias relatando abusos cometidos contra crianças e adolescentes, em Manaus, somente nos primeiros cinco meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 900 denúncias, tendo como relatos mais frequentes os crimes de abandono de incapaz, agressão, estupro de vulnerável e cárcere privado.

No começo deste ano, policiais militares da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) resgataram duas crianças vítimas de agressão, após recebimento de denúncia. De acordo com o capitão Marcelo Paulino, a mãe das crianças era a principal suspeita de cometer os abusos. O fato ocorreu no bairro Raiz, zona sul, onde vizinhos informaram que a residência em que as vítimas viviam era utilizada como ponto de vendas de entorpecentes.

O oficial chama atenção para o aumento nos casos de violência contra crianças durante a pandemia. “Ficamos admirados com a quantidade significativa no número de casos de violência contra crianças e adolescentes na nossa área, neste período de pandemia. Tentamos cercar da melhor forma possível, conduzimos até a delegacia especializada para os procedimentos cabíveis e verificamos se as crianças têm parentes”, informou.

Atuando por quatro anos como coordenador-geral dos Conselheiros Tutelares de Manaus, Chiquinho Amaral conta que já presenciou muitas situações chocantes envolvendo crianças e adolescentes. Em um desses casos, registrado na zona sul, duas adolescentes foram retiradas do âmbito familiar após ação conjunta com a PM.

“Nós recebemos a denúncia e fomos até o local. Adolescente é como uma criança, ela fala com os olhos. Se você tiver o dom, você entende nos olhos dela o que estão passando”, relatou.

As adolescentes foram levadas para Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde foi constatado o crime de abuso sexual cometido pelo padrasto das vítimas. O conselheiro tutelar reforça a importância de fazer a denúncia.

“O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que houver qualquer tipo de violação ou ameaça aos direitos da criança e do adolescente. As denúncias podem ser feitas através do disque 100 e também pelo disque-denúncia municipal, no número 0800-092-1407 ou na unidade do conselho tutelar mais próxima”, explicou Chiquinho Amaral.

Para situações emergenciais, a orientação é ligar para o 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021