fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Chamadas no 190 aumentam 77% em Manaus por violência infanto-juvenil

Ano passado foram 900 denúncias e, até final de maio deste ano, os chamados ao serviço de emergência da polícia já passam de 1.600; estupro está entre casos mais frequentes.

7 de julho de 2021

Compartilhe

Relatos mais frequentes são de abandono de incapaz, agressão e estupro (Foto: Reprodução)

O serviço emergencial 190 recebeu 1,6 mil denúncias relatando abusos cometidos contra crianças e adolescentes, em Manaus, somente nos primeiros cinco meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 900 denúncias, tendo como relatos mais frequentes os crimes de abandono de incapaz, agressão, estupro de vulnerável e cárcere privado.

No começo deste ano, policiais militares da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) resgataram duas crianças vítimas de agressão, após recebimento de denúncia. De acordo com o capitão Marcelo Paulino, a mãe das crianças era a principal suspeita de cometer os abusos. O fato ocorreu no bairro Raiz, zona sul, onde vizinhos informaram que a residência em que as vítimas viviam era utilizada como ponto de vendas de entorpecentes.

O oficial chama atenção para o aumento nos casos de violência contra crianças durante a pandemia. “Ficamos admirados com a quantidade significativa no número de casos de violência contra crianças e adolescentes na nossa área, neste período de pandemia. Tentamos cercar da melhor forma possível, conduzimos até a delegacia especializada para os procedimentos cabíveis e verificamos se as crianças têm parentes”, informou.

Atuando por quatro anos como coordenador-geral dos Conselheiros Tutelares de Manaus, Chiquinho Amaral conta que já presenciou muitas situações chocantes envolvendo crianças e adolescentes. Em um desses casos, registrado na zona sul, duas adolescentes foram retiradas do âmbito familiar após ação conjunta com a PM.

“Nós recebemos a denúncia e fomos até o local. Adolescente é como uma criança, ela fala com os olhos. Se você tiver o dom, você entende nos olhos dela o que estão passando”, relatou.

As adolescentes foram levadas para Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde foi constatado o crime de abuso sexual cometido pelo padrasto das vítimas. O conselheiro tutelar reforça a importância de fazer a denúncia.

“O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que houver qualquer tipo de violação ou ameaça aos direitos da criança e do adolescente. As denúncias podem ser feitas através do disque 100 e também pelo disque-denúncia municipal, no número 0800-092-1407 ou na unidade do conselho tutelar mais próxima”, explicou Chiquinho Amaral.

Para situações emergenciais, a orientação é ligar para o 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021