fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Casos e óbitos por Covid-19 têm menor índice desde janeiro no AM

Abril foi o mês com os menores indicadores da Covid-19 desde janeiro de 2022, no Amazonas. A diminuição de casos chega a 770% de janeiro a abril.

8 de maio de 2022

Compartilhe

Abril foi o mês com os menores indicadores da Covid-19 desde janeiro de 2022, no Amazonas. (Foto: Divulgação)

Com reduções significativas nos números de casos e óbitos por Covid-19, abril foi o mês com os menores indicadores da doença desde janeiro de 2022, no Amazonas. Os dados representam uma redução de mais de 700% em quatro meses.

Conforme dados coletados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a diminuição chega a 770% de janeiro a abril, enquanto as mortes causadas pelo vírus caíram 96,6% em quatro meses.

Em janeiro deste ano, o número de casos confirmados chegou a 96.063, no entanto, com o avanço da vacinação realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus, a quantidade caiu para 836 em abril, representando uma queda de 770%. O mesmo cenário de redução se repetiu para as mortes pela doença.

Enquanto em janeiro deste ano, 121 pessoas foram a óbito pela Covid-19, em abril quatro vidas foram perdidas para a doença.

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Anoar Samad, afirmou que a vacinação é a principal responsável pela queda no número de casos e de mortes.

“O cenário positivo que vivemos é graças a vacinação contra a Covid-19 e precisamos que a população continue procurando os postos para completar o esquema vacinal. Hoje já temos a segunda dose de reforço para todos os profissionais de saúde e pessoas acima de 50 anos, então faça o quanto antes a sua vacinação para que possamos continuar avançando no combate à pandemia”, afirmou o secretário de estado de Saúde, Dr Anoar Samad.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, disse que os indicadores são positivos, porém o alerta precisa ser mantido. “A população não pode baixar a guarda, e acreditar que o perigo passou, o vírus SARS-CoV-2 permanece circulando no Estado, país e mundo e nós da Saúde estamos atentos para o surgimento de novas variantes, por tanto é tão importante a adesão da vacinação contra à Covid-19”, avaliou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Escolas estaduais no AM têm 840 projetos aprovados no Ciência na Escola

A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27). O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes e despertar a vocação científica.

27 de maio de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022

Agência do AM e Prefeitura de Parintins debatem sobre atracação de barcos

Agência Reguladora do Governo consultou a prefeitura de Parintins e outros órgãos para ordenar o fluxo de passageiros no Festival Folclórico.

26 de maio de 2022

Amazonas apresenta projetos ambientais para embaixador da Irlanda

Governo do Amazonas busca parceria com o projeto "Irlanda Global" para conseguir financiamentos a projetos ambientais em execução.

26 de maio de 2022

Crianças de comunidades ribeirinhas assistirão ópera no Teatro Amazonas

Crianças da comuniade do Livramento vão assistir no Teatro Amazonas o espetáculo “Onheama”, em mais uma iniciativa de inclusão cultural do Estado.

26 de maio de 2022

Fundação Cecon ganha novos equipamentos e amplia oferta de exames

Com a entrega dos equipamentos feita pelo Governo do Amazonas, a estimativa é que, mensalmente, sejam realizados na Fundação Cecon 1,5 mil tomografias e 800 exames raio-X.

26 de maio de 2022

Ações do ‘Governo Presente’ chegam ao bairro Cidade Nova pela 5ª vez

Programação tem início às 8h e encerra às 14h, neste sábado (28), no Ceti João dos Santos Braga. Mais de 20 mil atendimentos já foram realizados em edições anteriores.

26 de maio de 2022