fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Casos de Febre Chikungunya em Tefé são investigados

Uma equipe de técnicos da FVS-RCP seguiu para o município, com o objetivo de realizar a investigação do surto da febre Chikungunya e dar suporte às ações da Semsa/Tefé

6 de julho de 2021

Compartilhe

Casos da Febre chikungunya estão sendo mapeados em Tefé (Foto: Divulgação/FVS-RCP)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) investiga um surto de febre chikungunya em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), onde foram registrados quatro casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue e zika.

Outras 39 amostras sorológicas, de suspeitos de infecção pela febre chikungunya, foram coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (Semsa/Tefé). As amostras estão sendo analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP).

Sintomas

Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos de doenças como dengue e Covid-19: febre alta, dor muscular e em articulações e manchas pelo corpo.

“São doenças que estão sendo registradas ao mesmo tempo e com quadros parecidos. É preciso estar atento a esses sinais, buscando atendimento nas unidades de saúde, caso haja a apresentação desses sintomas”, aponta o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

Uma equipe de técnicos da FVS-RCP seguiu, na segunda-feira (5), para o município, com o objetivo de realizar a investigação do surto e dar suporte às ações da Semsa/Tefé no enfrentamento à chikungunya no município.

Mapeamento

A equipe técnica está mapeando os casos confirmados da doença, verificando onde eles estão localizados na cidade, além de atuar na intensificação das borrifações, do tratamento focal e das ações de educação em saúde com a população.

“São medidas tomadas para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar que haja uma epidemia de chikungunya”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Arboviroses da FVS-RCP, Luzia Mustafá.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021