fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Casos de Febre Chikungunya em Tefé são investigados

Uma equipe de técnicos da FVS-RCP seguiu para o município, com o objetivo de realizar a investigação do surto da febre Chikungunya e dar suporte às ações da Semsa/Tefé

6 de julho de 2021

Compartilhe

Casos da Febre chikungunya estão sendo mapeados em Tefé (Foto: Divulgação/FVS-RCP)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) investiga um surto de febre chikungunya em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), onde foram registrados quatro casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue e zika.

Outras 39 amostras sorológicas, de suspeitos de infecção pela febre chikungunya, foram coletadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (Semsa/Tefé). As amostras estão sendo analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP).

Sintomas

Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos de doenças como dengue e Covid-19: febre alta, dor muscular e em articulações e manchas pelo corpo.

“São doenças que estão sendo registradas ao mesmo tempo e com quadros parecidos. É preciso estar atento a esses sinais, buscando atendimento nas unidades de saúde, caso haja a apresentação desses sintomas”, aponta o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

Uma equipe de técnicos da FVS-RCP seguiu, na segunda-feira (5), para o município, com o objetivo de realizar a investigação do surto e dar suporte às ações da Semsa/Tefé no enfrentamento à chikungunya no município.

Mapeamento

A equipe técnica está mapeando os casos confirmados da doença, verificando onde eles estão localizados na cidade, além de atuar na intensificação das borrifações, do tratamento focal e das ações de educação em saúde com a população.

“São medidas tomadas para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar que haja uma epidemia de chikungunya”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Arboviroses da FVS-RCP, Luzia Mustafá.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021