fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Compartilhe

Para emitir cartão Passa Fácil para transporte coletivo deve-se agendar em endereço eletrônico (Foto: Semcom)

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) lançou, nesta quinta-feira, (24), campanha de divulgação voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é massificar a informação sobre os direitos destas pessoas a passe livre para uso no transporte público, assim como a emissão de credencial para estacionamento.

Para emitir o cartão Passa Fácil – que dá direito ao passe livre – ou credencial para estacionamento, deve-se fazer agendamento pelo link https://servicosimmu.manaus.am.gov.br. No caso de credencial  para estacionamento – além do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência –, é preciso apresentar laudo médico.

Quanto à emissão do Passa Fácil, é necessário RG e CPF (original e cópia) Certidão de Nascimento (cópia – quando se tratar de criança) e formulário padrão de concessão do Cartão Passa Fácil expedido pelo IMMU, devidamente preenchido e assinado por médico especialista.

Participaram do lançamento, além do diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a vereadora Thaysa Lippy e o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, Alexandre Gald.

O diretor-presidente do IMMU frisou a importância da população conhecer seus direitos. “Estamos divulgando o direito dos autistas de estacionar nas vagas de pessoas com deficiência. São vagas regulamentadas pela legislação de trânsito”, explicou, acrescentando que a credencial para estacionamento tem validade em todo o território nacional.

Outro tema abordado pelo diretor-presidente foi a emissão do passe livre para o transporte. “A pessoa com autismo também tem direito a usar o transporte público sem pagamento da tarifa”, informou Paulo Martins.

A vereadora Thaysa Lippy afirmou que a campanha é essencial para a população. A parlamentar é autora de projeto que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares na cidade de Manaus.

Para o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, Alexandre Gald, a medida é importante, especialmente, para mães que levam seus filhos para a terapia. “Esta mãe vai saber que terá uma vaga próxima ao local onde seu filho será atendido”, destacou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021