fbpx

terça, 26 de outubro de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Compartilhe

Para emitir cartão Passa Fácil para transporte coletivo deve-se agendar em endereço eletrônico (Foto: Semcom)

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) lançou, nesta quinta-feira, (24), campanha de divulgação voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é massificar a informação sobre os direitos destas pessoas a passe livre para uso no transporte público, assim como a emissão de credencial para estacionamento.

Para emitir o cartão Passa Fácil – que dá direito ao passe livre – ou credencial para estacionamento, deve-se fazer agendamento pelo link https://servicosimmu.manaus.am.gov.br. No caso de credencial  para estacionamento – além do documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência –, é preciso apresentar laudo médico.

Quanto à emissão do Passa Fácil, é necessário RG e CPF (original e cópia) Certidão de Nascimento (cópia – quando se tratar de criança) e formulário padrão de concessão do Cartão Passa Fácil expedido pelo IMMU, devidamente preenchido e assinado por médico especialista.

Participaram do lançamento, além do diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a vereadora Thaysa Lippy e o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, Alexandre Gald.

O diretor-presidente do IMMU frisou a importância da população conhecer seus direitos. “Estamos divulgando o direito dos autistas de estacionar nas vagas de pessoas com deficiência. São vagas regulamentadas pela legislação de trânsito”, explicou, acrescentando que a credencial para estacionamento tem validade em todo o território nacional.

Outro tema abordado pelo diretor-presidente foi a emissão do passe livre para o transporte. “A pessoa com autismo também tem direito a usar o transporte público sem pagamento da tarifa”, informou Paulo Martins.

A vereadora Thaysa Lippy afirmou que a campanha é essencial para a população. A parlamentar é autora de projeto que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares na cidade de Manaus.

Para o diretor do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, Alexandre Gald, a medida é importante, especialmente, para mães que levam seus filhos para a terapia. “Esta mãe vai saber que terá uma vaga próxima ao local onde seu filho será atendido”, destacou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Jogo entre Manaus e Tombense poderá ter 50% de público na Arena da Amazônia

Entre as obrigações para o jogo do Gavião do Norte está a aquisição do ingresso e acesso ao jogo somente aos que tenham completado o esquema vacinal contra a Covid-19.

25 de outubro de 2021

Segurança no interior do Amazonas vai ganhar reforço de 404 policiais

Os novos policiais foram aprovados no concurso de 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em 2020. Eles participaram da formatura nesta segunda-feira (25).

25 de outubro de 2021

Lourenço Braga é ampliada para reorganização do trânsito na Manaus Moderna

Os comerciantes irregulares que ficavam no entorno das feiras e do mercado municipal, retirados no primeiro dia da operação, estão recebendo atenção especial da prefeitura.

25 de outubro de 2021

Galeria Espírito Santo recebe famílias para atualizar cadastro habitacional

Atendimento é exclusivo para as pessoas que já têm cadastro habitacional. Quem não tem, deve esperar uma nova fase, que ainda será anunciada.

25 de outubro de 2021

Você sabia que a Bemol Farma realiza exames clínicos? Confira os preços

A Bemol Farma, além do teste para detecção da Covid-19, realiza outros exames laboratoriais que custam entre R$ 29,99 e R$ 99.

25 de outubro de 2021

‘Ballet das Águas’ marca início das festividades natalinas em Manaus

Além do chafariz, está previsto para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.

25 de outubro de 2021

Covid-19: Semsa dispõe de 39 pontos de vacinação até sexta-feira

Podem receber a 1ª dose pessoas da população a partir de 12 anos. A 2ª dose está disponível para todas as pessoas que estejam nos intervalos indicados pelas farmacêuticas.

25 de outubro de 2021

Edifício solar e centro de mídias será inaugurado hoje no Amazonas

Além do Edifício Solar, serão entregues 7 estações solarimétricas em Manaus, Benjamim Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

25 de outubro de 2021