fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Burnout: entenda o que é a síndrome do esgotamento profissional

Síndrome do Burnout é um distúrbio psíquico " caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes".

27 de dezembro de 2021

Compartilhe

Sintoma mais frequente da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico (Foto: Reprodução)

Com a chegada do final do ano, muitos profissionais se alegram com recessos e comemorações festivas. No entanto, aqueles que se sobrecarregaram ao longo dos últimos meses estão sujeitos a sentimentos menos alegres: afinal, o corpo também sofre as consequências das exigências mentais.  

A Síndrome do Burnout é caracterizada pelo esgotamento profissional. Se trata de um distúrbio psíquico ” caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes”, explica Maria Teresa de Almeida, professora do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina. 

O burnout pode ter diversas causas. As mais comuns são o ambiente de trabalho competitivo, sobrecargas, alterações frequentes nos horários de trabalho, trabalhos que apresentam riscos de acidente e pressões entre colegas e chefias. De acordo com Maria Teresa, esses fatores são frequentemente aliados a problemas pessoais, que agravam a pressão emocional assimilada pelo profissional.  

Pessoas que trabalham diretamente com o público costumam ser mais afetadas pelo burnout. Maria Teresa ressalta: “Profissionais das áreas de educação, saúde, operadores de voo, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho correm risco maior de desenvolver o transtorno”. 

O sintoma mais frequente da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional, ocasionando o absenteísmo, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, baixa autoestima, agressividade,  baixa produtividade, isolamento social, sentimentos de inutilidade, além de distúrbios psicossomáticos, tais como: dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, distúrbios do sono, dentre outros. 

De acordo com a professora, algumas formas de prevenção são: a organização das prioridades e do tempo de trabalho e de lazer, a pratica frequente de esportes, cuidado com a saúde física e mental e sono e alimentação de qualidade. O tratamento, por sua vez, pode incluir o uso de medicamentos e técnicas de meditação. A psicoterapia é essencial e o apoio familiar pode auxiliar muito no processo. Às vezes, há necessidade de afastamento do trabalho ou mudança de função.  

Maria Teresa ressalta que burnout e estresse são diferentes: “O burnout é uma síndrome resultante de um estresse crônico relacionado ao ambiente de trabalho e, também mais recentemente, vem sendo estudado no universo acadêmico. Já o estresse é uma reação fisiológica a circunstâncias que exigem adaptações comportamentais. É um processo temporário de adaptação que compreende modificações físicas e mentais.” 

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Matrículas para novos alunos da rede pública estadual iniciam nesta segunda-feira

Reserva da vaga poderá ser realizada via site de matrículas e presencialmente, nas escolas públicas da rede estadual e municipal. O prazo vence na terça-feira (18).

16 de janeiro de 2022

Manaus registra o segundo maior número de enterros de janeiro

Neste sábado (15), foram registrados 45 enterros em cemitérios da Prefeitura. Dois enterros tiveram como causa a covid-19. A partir do dia 3, os números passaram de 40.

16 de janeiro de 2022

Brasil recebe segunda remessa com 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica da Pfizer

A vacinação de criança de 5 a 11 anos começou neste fim de semana na maioria dos estados brasileiros. Em Manaus, a vacinação infantil inicia nesta segunda-feira (16).

16 de janeiro de 2022

Centro Municipal de Testagem no Studio 5 retoma exames nesta segunda-feira

O centro funciona de segunda a sábado das 09h00 às 19h00 no Centro de Convecções Studio 5, Distrito Industrial I. O ponto de testagem funciona desde esta quarta-feira (12).

16 de janeiro de 2022

Prefeitura de Manaus oferta 183 vagas de emprego nesta segunda–feira

As 183 vagas oferecidas pela Prefeitura são de várias áreas de atuação. O cadastro para as vagas pode ser feito de forma digital ou presencialmente no Posto do Sine Manaus.

16 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos inicia nesta segunda-feira em quatro postos

Na lista de postos, há shopping, parque, clube e centro de convivência da família que receberão o público infantil. A vacinação começa por indígenas e quilombolas.

16 de janeiro de 2022

Amazonas registra 2.638 casos de covid-19; sexto dia com registros acima de mil

Este sábado foi o segundo dia com o maior registros de casos de covid-19, perdendo só para esta sexta-feira (14), quando o estado registrou 2.782 casos positivos da doença.

15 de janeiro de 2022

Depois de quase desaparecer, Programa Antártico brasileiro completa 40 anos

Fundada em 1984, a estação sofreu um incêndio de grandes proporções em 2012. Na tragédia, dois militares morreram e 70% das instalações foram perdidas.

15 de janeiro de 2022