fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

Burnout: entenda o que é a síndrome do esgotamento profissional

Síndrome do Burnout é um distúrbio psíquico " caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes".

27 de dezembro de 2021

Compartilhe

Sintoma mais frequente da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico (Foto: Reprodução)

Com a chegada do final do ano, muitos profissionais se alegram com recessos e comemorações festivas. No entanto, aqueles que se sobrecarregaram ao longo dos últimos meses estão sujeitos a sentimentos menos alegres: afinal, o corpo também sofre as consequências das exigências mentais.  

A Síndrome do Burnout é caracterizada pelo esgotamento profissional. Se trata de um distúrbio psíquico ” caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes”, explica Maria Teresa de Almeida, professora do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina. 

O burnout pode ter diversas causas. As mais comuns são o ambiente de trabalho competitivo, sobrecargas, alterações frequentes nos horários de trabalho, trabalhos que apresentam riscos de acidente e pressões entre colegas e chefias. De acordo com Maria Teresa, esses fatores são frequentemente aliados a problemas pessoais, que agravam a pressão emocional assimilada pelo profissional.  

Pessoas que trabalham diretamente com o público costumam ser mais afetadas pelo burnout. Maria Teresa ressalta: “Profissionais das áreas de educação, saúde, operadores de voo, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho correm risco maior de desenvolver o transtorno”. 

O sintoma mais frequente da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional, ocasionando o absenteísmo, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, baixa autoestima, agressividade,  baixa produtividade, isolamento social, sentimentos de inutilidade, além de distúrbios psicossomáticos, tais como: dores de cabeça, distúrbios gastrointestinais, distúrbios do sono, dentre outros. 

De acordo com a professora, algumas formas de prevenção são: a organização das prioridades e do tempo de trabalho e de lazer, a pratica frequente de esportes, cuidado com a saúde física e mental e sono e alimentação de qualidade. O tratamento, por sua vez, pode incluir o uso de medicamentos e técnicas de meditação. A psicoterapia é essencial e o apoio familiar pode auxiliar muito no processo. Às vezes, há necessidade de afastamento do trabalho ou mudança de função.  

Maria Teresa ressalta que burnout e estresse são diferentes: “O burnout é uma síndrome resultante de um estresse crônico relacionado ao ambiente de trabalho e, também mais recentemente, vem sendo estudado no universo acadêmico. Já o estresse é uma reação fisiológica a circunstâncias que exigem adaptações comportamentais. É um processo temporário de adaptação que compreende modificações físicas e mentais.” 

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022