fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Aumenta procura por clínicas odontológicas nas redes particulares

Devido à pandemia do novo coronavírus, a procura por clínicas odontológicas particulares disparou, registrando um aumento de mais de 70% nos atendimentos.

10 de agosto de 2020

Compartilhe

Os consultórios odontológicos particulares tiveram um crescimento de mais de 70% (Foto: Divulgação)

A procura pelas redes particulares odontológicas disparou nos últimos dias em Manaus. Os consultórios odontológicos particulares tiveram um crescimento de mais de 70% na demanda.

A procura se deu devido os atendimentos na rede pública estarem suspensos para evitar a contaminação da Covid-19.

Exemplo de quem constatou uma alta procura foi a clínica do cirurgião-dentista, Mike Ezequias.

A clínica que atendida, em média, de 10 a 12 pacientes por dia em cada um dos cinco consultórios registrou um alto crescimento, 60% a mais.

“O número de pessoas, que procura nossa clinica passou para 15, até 20 pessoas por consultório. São pacientes com cáries, que precisam de tratamento de canal e outros problemas odontológicos que causam extremo desconforto”, relatou o profissional.

Casos

Um dos casos recentes foi o da Maria Conceição da Silva, trabalhadora do polo Industrial de Manaus. No mês de julho, ela procurou a Unidade de Saúde Básica (UBS), no bairro onde mora – São José II, com fortes dores de dente.

Seguindo a orientação da prefeitura de Manaus de não atender para evitar o contágio do novo coronavírus, o dentista recomendou que ela procurasse um Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Precisando de um tratamento eletivo, a jovem com conseguiu arrancar apenas um dente no SPA da Cidade Nova.

Devido à rede estadual estar concentrada, neste momento, apenas no atendimento de urgência e emergência, a industriária teve de recorrer a uma clínica particular.

Alta procura

O caso de Maria não é o único. Ela integra um grande grupo de pessoas que foram obrigadas a recorrer à rede particular odontológica para resolver problemas ligados à saúde bucal neste período de pandemia.

Atendimentos 24 horas

O atendimento de urgência 24 horas também está obteve alto movimento.

O fluxo de pacientes aumentou mais de 70% o que levou a clínica a estruturar um sistema de plantão de profissionais que são acionados tão logo um paciente entre em contato solicitando atendimento por meio dos telefones divulgados nas mídias sociais.

“Recebemos pacientes da cidade inteira. A divulgação de que estamos atendendo a qualquer dia e horário tem atraído uma nova carteira de clientes”, explicou Mike Ezequias.

Conselho Regional de Odontologia

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM), Hugo Seffair, explicou que o atendimento foi suspenso por decreto governamental e na rede privada, ele retornou a normalidade porque a Odontologia foi considerada serviço essencial.

Ele esclareceu ainda que o conselho não dispõe de dados sobre o aumento na procura por atendimento odontológico na rede privada em decorrência da pandemia pelo coronavírus, mas que a situação não pode ser considerada atípica.

Orientação

O presidente recomendou que neste momento de grande busca por profissionais as pessoas sejam cuidadosas e seletivas a quem vão entregar sua saúde bucal.

O CRO-AM conta com mais de 9.500 profissionais inscritos entre cirurgiões, técnicos e auxiliares. No entanto, há no mercado amazonense muitas pessoas atuando como profissionais da área sem qualificação para tal.

“As pessoas devem procurar o conselho para saber se o profissional é qualificado, gabaritado e registrado no Conselho Regional de Odontologia. Recebemos denúncias, queixas, reclamações pelo celular quase todos os dias. Quem tiver dúvidas deve ligar para o número 99618.8148 antes de se submeter a um tratamento. Uma simples dor de dente pode se tornar algo mais sério, até irremediável, dependendo da situação”, alertou.

Leia mais Dia a Dia

Anvisa determina recolhimento de autotestes de Covid irregulares

Nesta quarta, a agência determinou o recolhimento do produto Teste Covid meu DNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva. O produto também não tem registro junto à Anvisa.

26 de janeiro de 2022

Brasil tem primeira semana de alta de óbitos por Covid desde maio

Os números das últimas semanas ainda vão crescer. Nas próximas atualizações, janeiro tende a ser o primeiro mês com alta de óbitos frente ao mês anterior desde março de 2021.

26 de janeiro de 2022

Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE começa em 1º de agosto

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, mais de 70 milhões de domicílios e todo o Brasil. Eles trabalharão uniformizados, com identificações do IBGE.

26 de janeiro de 2022

Estudo identifica pacientes mais propensos à Covid longa: entenda

Os pesquisadores analisaram os níveis de anticorpos de 175 pacientes com Covid-19 e 40 pessoas saudáveis. Entre os pacientes com Covid, 134 foram acompanhados por até 1 ano.

26 de janeiro de 2022

Começa hoje, em Manaus, a vacinação do público a partir dos 10 anos

Para vacinar crianças, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto; cartão do SUS ou CPF, e caderneta de vacinação.

26 de janeiro de 2022

Entrega de documentos do projeto ‘CNH Social’ começa hoje

Nesse primeiro momento, a entrega dos documentos será realizada para candidatos de Manaus e de outros 15 municípios do interior do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso

Os dados de obesidade revelam que o risco associado de diversas Doenças Crônicas não Transmissíveis é o mais preocupante e pode levar a consequências impactantes para o SUS.

26 de janeiro de 2022

Amazonas registra 7.334 casos de Covid-19 nas últimas horas

A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 no Amazonas aponta que, dos 596 pacientes internados, 238 não são vacinados.

25 de janeiro de 2022