fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Após fuzilamento de presos, audiências de custódia serão por videoconferência

As audiências de custódia ocorrerão no Centro de Recebimento e Triagem do CDPM I. No último fim de semana, 52 audiências foram realizadas por meio de videoconferência.

11 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Seap)

Quatro dias após o atentado ocorrido nas proximidades do Fórum Henoch Reis, o Governo do Amazonas informou que as audiências de custódia agora serão realizadas por meio de videoconferência. O ataque ocorreu, na última quinta-feira (6), quando três presos eram levados em uma viatura da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para audiência de custódia.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu na última segunda-feira (10), a visita dos representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Amazonas (OAB/AM), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), para oficializar o acordo.

O encontro, que teve a participação de agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e PC-AM, ocorreu na sede da secretaria, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona norte da Capital, e visa garantir a segurança necessária na logística e nos procedimentos adequados durante a sessão de custódia.

Por meio da portaria conjunta nº 01 do TJAM, foi autorizada a audiência de custódia por sistema de videoconferência. As audiências ocorrerão no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), unidade prisional vinculada à Seap, que funciona nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino I (CDPM I), e ficará responsável por garantir a apresentação do detento e fornecer em sua estrutura física, as salas para realização destas atividades. 

Durante a reunião, o secretário da Seap, coronel Paulo César Gomes, ressaltou a importância da reunião com as autoridades na secretaria.  “A visita dos representantes destes órgãos é fundamental para nós, que trabalhamos na execução final, para alinharmos medidas que melhorem o sistema e a parte judiciária, além de proporcionar a essas pessoas privadas de liberdade, um pouco mais de dignidade e respeito com o seu processo e suas atividades”, afirmou Paulo César.

Ainda de acordo com o secretário, no fim de semana (08 e 09/01), a Seap já operou 52 audiências por meio de videoconferência, para que não houvessem acúmulos em relação à custódia dos presos.  

Após a reunião, os representantes dos órgãos foram visitar o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), localizado no ramal do quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), para conhecerem o local e observarem de perto os procedimentos que são feitos durante as videoconferências.

O desembargador Délcio Luís Santos do TJAM, que estava presente na visita técnica, elogiou o trabalho desempenhado pela Seap e a sua satisfação nesta parceria. “Eu saio daqui muito contente, porque estou vendo um trabalho de excelência que está sendo realizado, e eu tenho certeza que agora com essa parceria, o serviço ficará cada vez melhor”, afirmou.

Parceria 

A implantação do sistema de videoconferência começou em abril de 2019, e é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Governo do Amazonas, por meio da Seap, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE).

Unidades Prisionais 

Todas as unidades prisionais do Amazonas já possuem o sistema de videoconferência implantado. Além de preservar a segurança e contribuir com a redução de custos do sistema penitenciário, o sistema de audiências por videoconferência é uma ferramenta fundamental para agilizar a análise dos processos judiciais dos apenados.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022