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sábado, 16 de outubro de 2021

Ambientalista alerta que ‘pular etapas’ pode causar revés na BR-319

Dedei Lobo declarou que a BR-319 é fundamental para o desenvolvimento do Sul do Amazonas. O ambientalista Carlos Durigan afirmou que pular etapas acaba atrasando a conclusão.

27 de setembro de 2021

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BR-319 foi inaugurada em 1976, mas até hoje continua apenas no imaginário (Foto: Reprodução)

Que a BR-319 foi inaugurada há 45 anos e até hoje não saiu do papel, isso não é novidade… A rodovia, que tem como objetivo ligar o Amazonas e Roraima ao restante do país, vem servindo apenas como promessas de campanha de políticos de diversos escalões que vem tentando jogar a responsabilidade para órgãos de controle, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e/ou culpando as questões ambientais.

O ambientalista Carlos Durigan declarou ao RealTime1 que a responsabilidade pela demora na continuidade da obra não é dos profissionais que defendem o meio ambiente. ”A culpa não é dos ambientalistas nem dos índios, a culpa da lentidão do processo é tentar pular etapas que são fundamentais”. Durigan disse ainda que ”planejar” é a palavra-chave para que aquilo que poderia ser benéfico não sofra um efeito reverso, o que prejudicaria as cidades do entorno, o estado do Amazonas e o país como um todo.

”Todo esse atraso é um momento para planejar que a estrada seja feita da melhor forma possível. A estrada pode ser uma ótima conexão terrestre, mas se não houver um trabalho forte, ela poderá trazer ainda mais degradação para a Amazônia. Todo o processo de degradação precisa ser contido”, pontuou o ambientalista, destacando que o poder público precisa se esforçar para conservar a Floresta Amazônica, “já que as áreas onde existem estradas tendem a facilitar o desmatamento e a ocupação ilegal”, podendo render frutos para setores como o turismo.

”Não adianta fazer de uma forma apressada e sem políticas que garantam a conservação do território ao longo do traçado. É preciso que o governo constitua um mecanismo de governança territorial de fato. Uma estrada bem feita e bem gerida vai ser útil até para o turismo”, disse.

Prefeitos do interior do Amazonas se manifestam favoráveis

A pavimentação da BR é vista com bons olhos não apenas pelos setores da indústria e comércio. Prefeitos das cidades que são cortadas pela rodovia estão esperançosos pela pavimentação total da BR-319. O prefeito de Humaitá (maior município do sul do Amazonas), Dedei Lobo (PSC) declarou ao RealTime1, que os benefícios gerados pela continuidade da rodovia não se resumem a uma cidade ou apenas ao estado.

Lobo deu como exemplo a necessidade de transferência via terrestre de pacientes com câncer, do interior para a capital, e também a possibilidade da ida de insumos em momentos de crise.

”A BR-319 não é importante só para os municípios ao longo da rodovia mas também para o Amazonas e para o Brasil, já que liga o Amazonas e Roraima ao restante do país, ou seja toda essa parte que está isolada passa a ter acesso à rodovia. Tem toda uma importância em relação à saúde como a questão do oxigênio [se referindo ao colapso em janeiro desse ano], se a BR estivesse asfaltada muita gente estaria salva. A gente precisa muito da BR-319… [ela] é o caminho mais curto para Manaus que, apesar de ser a maior cidade do norte do país, ainda está isolada”, falou o prefeito.

Audiência Pública sobre a continuidade da BR-319

Nesta segunda-feira (27), às 18h no Centro de Convenções Vasco Vasques será realizada a primeira Audiência Pública que tem como objetivo colher críticas e sugestões além de promover discussões sobre o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da pavimentação do trecho do Meio da BR-319 compreendido entre os quilômetros 250 e 655.

Texto: João Luiz Onety

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