fbpx

segunda, 27 de setembro de 2021

Amazonas retoma captação de órgãos e tecidos para transplantes

A SES-AM reiniciou a captação de órgãos e tecidos no mês de março, passado o aumento de casos de Covid-19, desde o início do ano, no Amazonas.

15 de abril de 2021

Compartilhe

Captação de órgãos para transplantes é retomada no Amazonas (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) reiniciou a captação de órgãos e tecidos no mês de março, passado o aumento de casos de Covid-19 no início do ano. A primeira captação de órgãos de 2021 ocorreu no dia 13 do mês passado, no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.

Conforme o coordenador da Central de Transplantes do Amazonas, médico-cirurgião de transplante de fígado, Marcos Lins, não houve uma interrupção no trabalho de captação de órgãos, mas uma baixa drástica das notificações de morte cerebral e, em outros casos, o óbito tinha diagnóstico de Covid-19, que é contraindicado para a doação.

Além da baixa no início deste ano, a captação também sofreu quedas nos meses de abril, maio e agosto de 2020, com nenhuma captação de órgãos e tecidos nesses meses, de acordo com Marcos Lins.

Fila por transplante

A fila de espera para transplante de córneas no Amazonas, no Banco de Olhos, está na faixa de 50 pacientes. Foram priorizados os transplantes de urgência, por conta da queda na captação deste tecido, impactado pela pandemia.

Procedimentos na captação

A captação de órgãos pode ser considerada doação, porém, o processo de doação é mais abrangente e a captação é referente à cirurgia de retirada dos órgãos para transplante.

Esse trabalho é realizado em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em pacientes com lesão cerebral, onde é aberto protocolo de morte encefálica. A Central de Transplante é notificada sobre a possibilidade de captação e passa a acompanhar o protocolo, adotando critérios rígidos e exames que são determinados pela legislação nacional.

Após confirmada a morte cerebral, é realizado o acolhimento familiar e oferecida a oportunidade da doação de órgãos. Se a família aceitar, são realizados os testes de compatibilidade, exames para detectar infecções – incluindo da Covid-19. Se os exames tiverem resultados satisfatórios, a cirurgia é feita para retirada dos órgãos.

Captação de órgãos no Amazonas

O estado já realizou 2.014 captações de córneas, entre 2004 e 2021. O trabalho de captação de fígado e rins iniciou em 2011, totalizando 46 fígados e 324 rins captados para transplante.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Maioria dos atendimentos no Hospital da Criança poderia ser feito em UBS

Unidade é para atendimento emergencial infantil de alta complexidade, mas tem uma grande procura por serviços ambulatoriais; SES vai trabalhar conscientização dos usuários.

27 de setembro de 2021

Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac

Estudo ainda em em curso que deve durar dois anos indica aumento em até 20 vezes no nível de anticorpos dos vacinados com a Coronavac.

26 de setembro de 2021

Termina hoje inscrição para isentos que não compareceram ao Enem 2020

As inscrições do Enem foram abertas especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade.

26 de setembro de 2021

Políticos lamentam a morte do empresário Murilo Rayol

O empresário de 72 anos tinha paixão pela cultura que era uma de suas marcas. O empresário era proprietário do prédio que abriga, há 15 anos, a Galeria do Largo.

26 de setembro de 2021

Amazonas recebeu selo que garante segurança ao turismo local

Selo 'Safe Travels' (Viagens Seguras em português), foi concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo e representa indicador de saúde e segurança para os viajantes.

26 de setembro de 2021

Amigos e artistas lamentam morte de Murilo Rayol

O empresário de 72 anos sofreu um infarto no final da noite deste sábado; paixão pela cultura era uma de suas marcas.

26 de setembro de 2021

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021