fbpx

domingo, 19 de setembro de 2021

Aitas cria material didático para diminuir desigualdade educacional no AM

Livros para o raciocínio de calculos mental - escrito de forma lúdica - e aprendizado de caligrafia foram desenvolvidos pela entidade amazonense para auxiliar na educação.

25 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de facilitar o aprendizado de crianças em fase de alfabetização e do Ensino Fundamental, assim como adultos que queiram aprender a ler, escrever e calcular, a Aliança em Inovações Tecnológicas e Ações Sociais no Estado do Amazonas (Aitas/Am) tem desenvolvido alguns materiais didáticos, nas áreas de matemática e língua portuguesa.

Um grupo multidisciplinar da Aitas/Am, formado por pedagogos e engenheiros, elaborou um livreto para auxiliar o desenvolvimento do cálculo mental e escrito de forma lúdica, para que crianças e adultos sejam estimulados a resolver problemas com o uso das quatro operações matemáticas.

Além desse livreto, há um segundo de Caligrafia, preparado para contribuir com o processo de aprendizagem da linguagem escrita, não daquela forma antiga, em que eram propostos exercícios mecânicos, como cópias exaustivas de palavras descontextualizadas, mas de uma forma dinâmica e divertida, acompanhada do tema “noções de engenharia” para conquistar a atenção dos alunos.

Várias comunidades do Norte do país são beneficiadas

Para a engenheira eletricista Aline Pedraça, essa ação, que já alcançou várias comunidades rurais e urbanas de Manaus, além das cidades de Itacoatiara (AM), Boa Vista (RR) e Monte Alegre (PA), é uma questão de responsabilidade social, definida na missão da entidade.

“Entendemos que estamos cumprindo uma missão. A participação social, fomentando oportunidades, é o que faz da Aitas/Am uma instituição preocupada com as diferentes gerações. É na execução desse olhar direcionado às crianças e adultos desassistidos pelas políticas públicas de inclusão e igualdade de oportunidades, que mobilizamos a realização de projetos voltados a valorização das pessoas”, explica Aline Pedraça.

Ação de cidadania

No mesmo sentido, o engenheiro Cartógrafo e Civil, professor Sanches, destaca o desenvolvimento deste material didático, como mais uma ação de cidadania realizada pela Aitas/Am.

“Os Livros de Caligrafia e Tabuadas, elaborados pelos profissionais da Aitas/Am são instrumentos simples, porém de um alcance significativo e de suma importância para a sociedade. A Educação se mostra como um instrumento dinamizador de oportunidades e de um gesto a favor da cidadania. O fato de fazer chegar às pessoas das comunidades mais distantes um material pensado em suas necessidades, faz desses instrumentos pedagógicos uma ferramenta potencializadora, que motiva e permite a integração de pessoas. Inspirar valores e despertar habilidades é um dos pilares da Aitas/Am”, afirma o professor Sanches.

Estes materiais didáticos têm sido utilizado como importante material de apoio pedagógico e são bem recebidos por crianças, adultos, comunitários, pais e professores com muito entusiasmo. Além destes materiais didáticos, a Aitas/Am desenvolve outros projetos, como o “Reciclarte”, “Química das Coisas”, “Escola Maker”, Cursos Profissionalizantes na modalidade on line e presencial, “Tecnologia na Escola” e outros.

Níveis de aprendizagem de alunos

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que, através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avalia o aprendizado de alunos do 2°, 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, no 3° ano do Ensino Médio, na disciplina de Matemática, 62,6% foram classificados no estágio crítico e outros 4,8% no estágio muito crítico do aprendizado.

No total, 67,4% dos alunos têm desempenho muito abaixo daquele desejado. Em Leitura, 42,1% dos alunos deste nível de ensino estão nessas mesmas faixas de desempenho.

No desempenho “muito abaixo da média”, em Matemática, os estudantes não conseguem ler e interpretar gráficos e usar as figuras geométricas planas, por exemplo.

Já no estágio “abaixo da média”, desenvolvem habilidades elementares de interpretação de problemas, mas estão muito aquém do que é desejado. Em Língua Portuguesa, os alunos deste mesmo estágio, não são leitores competentes.

O problema se agrava na região Norte, com 83,1% estudantes no pior patamar de desempenho em Matemática.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Falhas como inconsistência no APP são detectados no Zona Azul em Manaus

A fiscalização da Ageman também detectou outros erros na prestação de serviço, como a demora no atendimento dos monitores aos motoristas e ocupação de vagas irregulares.

18 de setembro de 2021

Uninorte realiza semana de ações sociais em Manaus; confira programação

Programação inclui palestras educativas, minicursos e atendimentos em saúde e jurídico à comunidade entre os dias 20 e 25 de setembro.

18 de setembro de 2021

Covid: vacinação, incluindo dose de reforço, segue neste sábado em Manaus

A Semsa orienta a quem já tenha tomado a primeira dose que consulte a plataforma Imuniza Manaus, para acompanhar a data para receber a segunda dose.

18 de setembro de 2021

Prefeitura de Manaus volta atrás e retoma vacinação de adolescentes

A vacinação deste público havia sido suspensa ontem (16), por recomendação do Ministério da Saúde. Porém, nesta sexta a Prefeitura voltou atrás em sua decisão.

17 de setembro de 2021

Procon-AM autua instituições de ensino após denúncias de alunos

Em uma das instituições de ensino, um aluno informou que não teve estágio supervisionado. Já na outra instituição houve denúncia de falta de aula laboratorial.

17 de setembro de 2021

Dose de reforço é somente para quem tomou 2ª dose há seis meses

Mutirão Vacina Amazonas, que acontece hoje e amanhã, intensifica aplicação desta dose nos idosos de 70 anos (ou mais) em Manaus.

17 de setembro de 2021

Saiba o que é Spotter Point, espaço inaugurado hoje no Aeroporto de Manaus

O espaço destinado exclusivamente para a prática de Spotter, termo que se refere ao hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos e decolagens.

17 de setembro de 2021

Prefeitura de Manaus suspende vacinação contra Covid-19 em adolescentes

A capital amazonense passa a seguir a recomendação dada pelo Ministério da Saúde. Agora, só podem receber a vacina os que tiverem deficiência permanente ou comorbidades.

16 de setembro de 2021