fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

Afya inaugura faculdade de Medicina e inicia primeira turma em Itacoatiara

Grupo Afya inaugurou sua primeira faculdade de Medicina no Estado, nesta segunda-feira, em Itacoatiara. Na solenidade, calouros receberam jalecos que marcam a nova jornada.

2 de agosto de 2022

Compartilhe

Primeira turma conta com 50 alunos (Foto: Divulgação)

O Grupo Afya inaugurou sua primeira faculdade de Medicina no Amazonas, na tarde desta segunda-feira (1º), na cidade de Itacoatiara. Na solenidade, os calouros da primeira turma do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) de Itacoatiara receberam os jalecos, ato que marca o início da nova jornada.

A inauguração da primeira faculdade de Medicina de Itacoatiara contou com a presença de autoridades locais, diretores da Afya, calouros da primeira turma e seus familiares, além de outros convidados e atrações culturais.

O diretor regional do Grupo Afya, Joaquim José da Cunha Jr., informou que a primeira turma conta com 50 alunos. Segundo ele, a estrutura da unidade tem capacidade para aumentar esse número de vagas.

“A inauguração do Itpac Itacoatiara cria na gente uma expectativa para, daqui a alguns anos, estar aqui de volta, numa solenidade agora de colação de grau, onde a gente vai entregar aqui para Itacoatiara, para o Amazonas, para a Região Norte do Brasil, a primeira turma de médicos formados aqui no interior do Amazonas”, disse.

Na recepção aos calouros, a diretora do Itpac Itacoatiara, Helen Oliveira, destacou que a faculdade de Itacoatiara vai atuar junto aos serviços de saúde e à comunidade.

“A Afya chega com essa infraestrutura para dar apoio aos serviços de saúde. Os nossos médicos que saírem formados já vão atender a essa demanda que o município necessita. Para além disso, tem toda a responsabilidade com a infraestrutura de saúde do município, com a qualificação dos profissionais de saúde da cidade, com investimentos em equipamentos, e geração de emprego e renda no município”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), Jorge Akel, que discursou no evento, deixou orientações aos futuros médicos. “Como alunos de Medicina, vocês precisam estar preparados. Depois desses seis anos de curso, provavelmente, alguns de vocês vão fazer suas especializações, vão precisar se capacitar mais. Agora, lembrem-se sempre de atender o paciente com humanidade, ética e dando sempre o melhor de vocês”, recomendou.

Primeira turma de medicina da Afya

Inicialmente, o Itpac Itacoatiara vai ofertar 50 vagas anuais. Natural de Itacoatiara, Manoela Sofia Farias Coutinho está entre os 50 alunos da primeira turma. Ela planeja ingressar na graduação desde o início do ensino médio.

“Antes, eu estudava para fazer o curso de Medicina em Manaus, nossa capital. Com a chegada do Itpac Itacoatiara, estou tendo a oportunidade de fazer o curso de Medicina aqui na minha cidade e está sendo uma experiência maravilhosa. Já tivemos a nossa primeira aula. Fomos muito bem acolhidos, tanto os alunos da nossa terra quanto os que vieram de fora. Estou super ansiosa, pronta para começar a estudar”, disse.

As inscrições para o vestibular começam neste mês de agosto. As provas da unidade de Itacoatiara serão aplicadas no dia 29 de outubro.

Manacapuru inaugura faculdade nesta quarta-feira

Com a abertura das atividades no Itpac Itacoatiara, o grupo se prepara para inaugurar sua segunda faculdade no estado, o Itpac Manacapuru. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (3/8), das 14h30 às 18h.

Líder em graduação em Medicina no país, a Afya chega ao Amazonas após concorrer e vencer dois editais do Mais Médicos, programa do governo federal. As obras das faculdades de Manacapuru e Itacoatiara começaram em 2018 e foram concluídas em 2020. No ano seguinte, com as estruturas já instaladas, as unidades receberam a visita do Ministério da Educação (MEC), que aprovou os cursos de Medicina no início de 2022.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022