“FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”. Este é o tema do webinário que será realizado na próxima terça-feira (22) pelo RealTime1.
Para discutir o tema convidamos a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil e que atua como uma plataforma de combate à desinformação e fake news.
Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking.
Após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.
O webinário será transmitido AO VIVO, às 15h (horário de Manaus) pela TV RealTime1, e faz parte da série de quatro seminários para marcar um ano de atividade do portal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Consequências da fake news
A agência mantém parcerias em projetos especiais não apenas de produção de conteúdo jornalístico mas, também, em educação midiática.
O objetivo é expandir a discussão e o conhecimento sobre as consequências da desinformação e das fake news na sociedade, bem como para a democracia.
A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, com o propósito de corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos checando se as notícias são falsas ou verdadeiras.
A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca, portanto, o código de conduta e princípios éticos do grupo.
Auditoria internacional
Como “membro verificado” da IFCN, passa por auditorias independentes todos os anos. Mantém, ainda, em seu site, o selo verde que identifica as plataformas de checagem de notícias falsas e verdadeiras aprovadas pelos auditores internacionais.
Dessa forma, desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo.
Divulgou verificações em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais. Tanto no Brasil quanto no exterior.
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