sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Você sabe como checar se uma notícia é falsa ou verdadeira?

A jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de checagem de notícias do Brasil é a convidada do webinário RealTime1+1 desta TERÇA (22), às 15h, AO VIVO.
COMPARTILHE
falsa ou verdadeira

FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”. Este é o tema do webinário que será realizado na próxima terça-feira (22) pelo RealTime1.

Para discutir o tema convidamos a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil e que atua como uma plataforma de combate à desinformação e fake news.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking.

Após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

O webinário será transmitido AO VIVO, às 15h (horário de Manaus) pela TV RealTime1, e faz parte da série de quatro seminários para marcar um ano de atividade do portal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Consequências da fake news

A agência mantém parcerias em projetos especiais não apenas de produção de conteúdo jornalístico mas, também, em educação midiática.

O objetivo é expandir a discussão e o conhecimento sobre as consequências da desinformação e das fake news na sociedade, bem como para a democracia. 

A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, com o propósito de corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos checando se as notícias são falsas ou verdadeiras.

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca, portanto, o código de conduta e princípios éticos do grupo.

Auditoria internacional

Como “membro verificado” da IFCN, passa por auditorias independentes todos os anos. Mantém, ainda, em seu site, o selo verde que identifica as plataformas de checagem de notícias falsas e verdadeiras aprovadas pelos auditores internacionais.

Dessa forma, desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo.

Divulgou verificações em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais. Tanto no Brasil quanto no exterior.

Leia Mais:

COMPARTILHE