fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Vacinação tem que ser massiva, recomenda grupo de pesquisa

Caso Manaus, não controle a pandemia com a imunização em massa da população uma nova cepa do vírus pode surgir e isso não vai gerar um problema apenas para a cidade.

11 de janeiro de 2021

Compartilhe

O plano de imunização anunciado pelo governo federal não determinou ainda a data para o início da vacinação contra a covid-19 no país.

Diante das incertezas sobre quando, como e qual vacina será usada no processo de imunização da população do Amazonas contra a Covid-19, a comunidade científica alerta que, para surtir efeito, a vacinação tem que ser massiva.

“Se não fizermos uma vacinação massiva nós teremos um problema sério, uma vez que uma grande parcela não se vacine, será suficiente para que o vírus continue circulando na população e provavelmente teremos uma mutação”, observa o doutorando do Programa de Biologia, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, que integra um grupo de pesquisa sobre a Covid-19 no Amazonas.

‘Nós estamos ficando pra trás do mundo todo

Caso Manaus, não controle a pandemia com a imunização em massa da população uma nova cepa do vírus pode surgir e isso não vai gerar um problema apenas para a cidade. Visto que a vacina disponível pode não imunizar contra essa nova variante.

“Essa nova cepa que pode surgir, caso Manaus não controle a pandemia não gerará um problema só para Manaus, mas para o mundo. Por isso que é importante: Manaus erradicar o coronavírus. Nós estamos ficando para trás do mundo todo nisso. É uma campanha negacionista e antivacina que é um verdadeiro absurdo”, critica Lucas.

A Covid-19 já matou mais duzentas mil pessoas no Brasil e exatamente 5.701 no Amazonas, até o dia 10, último domingo.

Mesmo assim, o plano de imunização anunciado pelo Governo Federal não determinou ainda a data para o início da vacinação contra a Covid-19 no País.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva que a vacinação deve iniciar dia 20. Hoje durante coletiva em Manaus ele repetiu a projeção.

“Essa histeria coletiva de não vacinação é nova. A vacinação tem que ser obrigatória. Essas falas do Pazuello têm que ser questionadas porque o Brasil não tem seringa sequer pra fazer a vacinação. Ele falhou miseravelmente no plano de combate à Covid-19, até o momento”, critica o cientista.

Texto: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021