Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
Ainda não foi com a decisão de hoje do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que o poder em Coari saiu das mãos da família de Adail Pinheiro. A decisão unanime pela cassação de registro de candidatura de Adail Filho (Progressistas), não muda nada de imediato em Coari. A cidade segue sendo governada pela família Pinheiro. Explica-se: a decisão do TRE determina que sejam realizadas novas eleições em Coari e que, enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura. Acontece que a presidente da Câmara em Coari é Jeany Pinheiro (Progressistas), tia de Adail Filho.
___
Jeany Pinheiro já está comandando a prefeitura de Coari desde 18 de novembro, quando Adail Filho renunciou ao que era seu atual mandato, alegando problemas de saúde. Mas o clã Pinheiro é tão “dono do poder” em Coari, que Jeany era a segunda na linha sucessória. Ao renunciar à prefeitura, o sucessor natural de Adail Filho seria Keitton Pinheiro, primo do então prefeito. Keitton renunciou ao cargo de presidente da Câmara por ter pretensões políticas maiores e ter medo de ficar inelegível por assumir a prefeitura por um mês e 12 dias.
___
A decisão de renúncia de Adail e Keitton, prefeito e presidente da Câmara, abriu caminho para a tia Jeany assumir a prefeitura. Com a decisão do TRE, Jeany e Keitton também estão inelegíveis. O parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal determina que são inelegíveis, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção. Jeany Pinheiro, contudo, se for reconduzida à presidência da Câmara (ela foi a vereadora mais votada no último pleito) poderá permanecer prefeita até o resultado das novas eleições saia e o novo prefeito assuma.
___
O agora ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (Patriota) recorreu às redes sociais para fazer uma prestação informal de contas. Segundo ele, em sua gestão os recursos foram utilizados de forma honesta e transparente. Nem tanto. O RealTime1 tenta, sem sucesso, desde junho acessar informações de contratos publicitários milionários, que não constam do Portal da Transparência da Aleam.
___
Também na postagem nas redes Sociais, Josué Neto, afirma que está deixando R$ 40 milhões em caixa. E, em tom de despedida, deseja “que os próximos anos sejam de muita paz e saúde para todos que fazem do Legislativo um Poder que está atento aos anseios do povo do Amazonas e que esta Casa continue dando bons frutos e servindo de inspiração para os demais Poderes”.
___
A Amazonas Energia lidera o ranking de reclamações da Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) em 2020. A empresa detém 71% dos 1.187 total de registros de reclamação. A concessionária de energia é seguida pelas prestadoras de serviços Águas de Manaus e Claro/Net. Também aparecem na lista da Comissão as telefônicas Oi e Vivo e os bancos Bradesco e Santander. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (18).
___
O empresário Durango Duarte foi condecorado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, maior honraria concedida pela Casa Legislativa. Durante a solenidade de outorga da medalha, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), Durango anunciou que lançou na tarde de quinta-feira (17) sua mais nova obra literária intitulada “Hoje em 1970”, que é o segundo volume de uma série histórica sobre os últimos 50 anos de história da capital amazonense.