fbpx

terça, 20 de abril de 2021

TRE-AM derruba Adail Filho, mas prefeitura de Coari permanece no clã

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

Ainda não foi com a decisão de hoje do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que o poder em Coari saiu das mãos da família de Adail Pinheiro. A decisão unanime pela cassação de registro de candidatura de Adail Filho (Progressistas), não muda nada de imediato em Coari. A cidade segue sendo governada pela família Pinheiro. Explica-se: a decisão do TRE determina que sejam realizadas novas eleições em Coari e que, enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura. Acontece que a presidente da Câmara em Coari é Jeany Pinheiro (Progressistas), tia de Adail Filho.

___

PRIMO NÃO QUIS

Jeany Pinheiro já está comandando a prefeitura de Coari desde 18 de novembro, quando Adail Filho renunciou ao que era seu atual mandato, alegando problemas de saúde. Mas o clã Pinheiro é tão “dono do poder” em Coari, que Jeany era a segunda na linha sucessória. Ao renunciar à prefeitura, o sucessor natural de Adail Filho seria Keitton Pinheiro, primo do então prefeito. Keitton renunciou ao cargo de presidente da Câmara por ter pretensões políticas maiores e ter medo de ficar inelegível por assumir a prefeitura por um mês e 12 dias.

___

INELEGÍVEIS

A decisão de renúncia de Adail e Keitton, prefeito e presidente da Câmara, abriu caminho para a tia Jeany assumir a prefeitura. Com a decisão do TRE, Jeany e Keitton também estão inelegíveis. O parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal determina que são inelegíveis, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção. Jeany Pinheiro, contudo, se for reconduzida à presidência da Câmara (ela foi a vereadora mais votada no último pleito) poderá permanecer prefeita até o resultado das novas eleições saia e o novo prefeito assuma.

___

MEIA VERDADE

O agora ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (Patriota) recorreu às redes sociais para fazer uma prestação informal de contas. Segundo ele, em sua gestão os recursos foram utilizados de forma honesta e transparente. Nem tanto. O RealTime1 tenta, sem sucesso, desde junho acessar informações de contratos publicitários milionários, que não constam do Portal da Transparência da Aleam.

___

DINHEIRO

Também na postagem nas redes Sociais, Josué Neto, afirma que está deixando R$ 40 milhões em caixa. E,  em tom de despedida, deseja “que os próximos anos sejam de muita paz e saúde para todos que fazem do Legislativo um Poder que está atento aos anseios do povo do Amazonas e que esta Casa continue dando bons frutos e servindo de inspiração para os demais Poderes”.

___

LIDER EM RECLAMAÇÕES

A Amazonas Energia lidera o ranking de reclamações da Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) em 2020. A empresa detém 71% dos 1.187 total de registros de reclamação. A concessionária de energia é seguida pelas prestadoras de serviços Águas de Manaus e Claro/Net. Também aparecem na lista da Comissão as telefônicas Oi e Vivo e os bancos Bradesco e Santander. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (18).

___

MEDALHA DE OURO

O empresário Durango Duarte foi condecorado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, maior honraria concedida pela Casa Legislativa. Durante a solenidade de outorga da medalha, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), Durango anunciou que lançou na tarde de quinta-feira (17) sua mais nova obra literária intitulada “Hoje em 1970”, que é o segundo volume de uma série histórica sobre os últimos 50 anos de história da capital amazonense.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021