fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

TrateCOV: Ministério lança app para agilizar diagnóstico da Covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, aplicativo TrateCOV é capaz de reconhecer novos casos da doença em apenas cinco minutos, com base em um rigoroso sistema de pontos.

11 de janeiro de 2021

Compartilhe

Aplicativo já pode ser acessado na página oficial do Ministério da Saúde (Foto: Reprodução)

Profissionais de saúde do Amazonas serão os primeiros a receber o aplicativo para celular TrateCOV, desenvolvido por técnicos do Ministério da Saúde, que pretende agilizar o atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, realizada na manhã desta segunda-feira (11) em Manaus.

Segundo a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da pasta, Mayra Pinheiro, o app cira uma pontuação para diagnosticar, a partir de sintomas e sinais clínicos, possíveis casos de Covid-19.
De acordo com Mayra, o diagnóstico é feito com base em algoritimos já publicados cientificamente e pode sair em apenas cinco minutos.

“Vamos agilizar o diagnóstico, sem que a gente espere tomografias, ressonâncias e testes RT-PCR, que às vezes demoram alguns dias até termos o resultado. Não abriremos mão de utilizar, sempre que for necessário, de todos os recursos necessários para fazer o diagnóstico da doença. Nós não podemos perder tempo”, esclareceu.

Ainda segundo Mayra, o aplicativo já pode ser acessado na página oficial do Ministério da Saúde. Ela fez um apelo aos prefeitos e secretários municipais de saúde do Amazonas presentes no evento.

“Gestores já podem demandar a utilização deste aplicativo pelos seus profissionais que estão lá na ponta, atendendo sobretudo nas UBSs. A gente não quer que os pacientes precisem buscar os serviços de alta e média complexidade. A gente quer que esse aplicativo esteja presente com as enfermeiras e com os médicos, na porta de entrada do sistema de saúde, que são as Unidades Básicas de Saúde”, pediu.,

Recrutamento de estudantes

Além disso, Mayra anunciou também o recrutamento de 1.500 estudantes dos últimos anos dos cursos da área de saúde como medicina, fisioterapia, enfermagem e farmácia para atuar dentro das Unidades Básicas de Saúde do Amazonas, sob supervisão de médicos e enfermeiros.

Números

Segundo dados da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), o estado soma 212.996 casos confirmados, com 5.669 óbitos. A média móvel, que é a média de mortes nos últimos sete dias, chegou a 32 na sexta-feira (8). Um mês antes, em 8 de dezembro, o índice era de 10 mortes.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021