fbpx

segunda, 25 de janeiro de 2021

Subvenção do Manejo do Pirarucu: pagamentos começam em março e maio

O regimento para o pagamento do benefício foi assinado nessa segunda-feira (14). Os cadastros iniciam em janeiro de 2021 e os pagamentos entre março e maio.

15 de dezembro de 2020

Compartilhe

O repasse é de R$ 1 a cada quilo comercializado do pescado. (Foto: Divulgação)

Após uma série de reuniões realizadas de forma on-line com entidades e associações ligadas à piscicultura do Estado, o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Sérgio Litaiff Filho, assinou, na manhã desta segunda-feira (14), o Regimento Interno da Comissão Interinstitucional que visa articular o pagamento da Subvenção Econômica dos Pescadores Manejadores de Pirarucu.

O ato cumpre a previsão de decreto nº 41.829, publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas em 21 de janeiro de 2020, que visa o repasse de R$ 1 a cada quilo comercializado do pescado.

Pagamento inédito

Para o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, este é o primeiro passo para um pagamento inédito realizado pelo governador Wilson Lima, que irá contribuir fortemente para a atividade do manejo de pirarucu no Amazonas.

“A assinatura de hoje traz todo o regramento legal e as exigências para aqueles que têm o interesse de participar do pagamento da subvenção do pirarucu manejado. Agora a próxima etapa será encaminhar o documento para que as entidades e associações também o assinem, para publicarmos o regimento em nosso site e começar os credenciamentos dos interessados no benefício a partir de janeiro de 2021”, afirmou Litaiff, que ainda garantiu que o pagamento da subvenção está previsto para ser efetuada entre março e maio do ano que vem.

Tefé

“Pretendemos fazer este pagamento de forma inédita pelo Governo Wilson Lima no município de Tefé, que é onde fica o Instituto de Desenvolvimento do Mamirauá, que é o criador do manejo do pirarucu”, acrescentou o presidente da ADS.

O engenheiro de pesca da ADS, Aprígio Mota, foi escolhido como representante da Comissão Interinstitucional da Subvenção do Manejo do Pirarucu. Para ele, a construção do regimento ocorrido por meio de debates e discussões, com representantes dos pescadores manejadores, foi fundamental para uma base democrática.

“Desta forma, o documento passa a contar com um regramento para que a subvenção venha realmente acolher aqueles que mais necessitam dela, que são os pescadores e manejadores”, disse Aprígio.

Veja mais notícias

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021

Parintins deve retomar aulas remotas na rede municipal

O programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” foi implantado em abril, para não deixar de assistir os alunos na pandemia da Covid-19.

24 de janeiro de 2021

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021