fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Retomada de cirurgias eletivas tem autorização em hospitais públicos

SES e FVS emitiram uma nota técnica para orientar as unidades de saúde no retorno da realização destas cirurgias ainda em tempos de pandemia.

22 de março de 2021

Compartilhe

Cirurgias devem ser feitas com novos protocolos (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiram, na última semana, nota técnica conjunta para orientar as unidades da rede estadual de saúde no retorno da realização de cirurgias eletivas. O documento contém recomendações de medidas de prevenção para reduzir o risco de transmissão da Covid-19 no ambiente hospitalar entre pacientes cirúrgicos. 

A nota técnica orienta que “a execução de procedimentos cirúrgicos, de forma geral, deve ser baseada em novos protocolos e práticas para a prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus dentro dos serviços de saúde”.

Em janeiro, a SES-AM manteve a realização das cirurgias oncológicas, ortopédicas e cardíacas e procedimentos que pudessem causar dano permanente ou morte ao paciente, em caso de adiamento; e postergou as cirurgias eletivas não urgentes, em razão do novo pico da Covid-19 no Estado e do direcionamento dos esforços no enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Orientações

A nota recomenda a criação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que deve estabelecer estratégias de priorização da agenda cirúrgica, observando a situação local referente à pandemia, além de características inerentes a cada especialidade cirúrgica.

O CCIH é responsável por definir o fluxo de entrada dos pacientes Covid-19 e não covid-19, o limite de pessoas na sala cirúrgica, além de estabelecer todas as medidas de prevenção à disseminação da doença, entre elas, a triagem das equipes e dos pacientes, baseada em sintomas da Covid-19 ou o contato com caso positivo da doença nos últimos 14 dias.

O documento orienta o uso de máscara por todos os pacientes e acompanhantes, a realização de teste RT-PCR, 72 horas antes da cirurgia, ou de teste de antígeno, de 24 a 48 horas antes do procedimento.

Conforme a nota técnica, as cirurgias eletivas essenciais e não essenciais poderão ser suspensas diante de novo recrudescimento dos casos de Covid-19, ou caso a unidade de saúde não consiga estabelecer as medidas mínimas de segurança estabelecidas no documento.

Os pacientes que aguardam cirurgias no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), sob responsabilidade da Central Única de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), serão convocados para iniciar os procedimentos pré-operatórios. A prioridade obedece aos critérios de classificação de risco do Sisreg, como gravidade e tempo de espera.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021