fbpx

quarta, 16 de junho de 2021

Projeto para implantação de UTI no interior avança; Parintins é o primeiro

A iniciativa faz parte do programa Saúde Amazonas e pretende implantar estrutura de média e alta complexidade nos hospitais dos oito municípios polos de saúde regional.

18 de maio de 2021

Compartilhe

Parte dos equipamentos da UTI já está em Parintins (Foto: Divulgação)

O projeto de implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Interior do Amazonas avança e o primeiro dos cinco municípios prioritários será Parintins, na região do Baixo Amazonas. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), serão inicialmente 50 leitos distribuídos em Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Tabatinga e Tefé.

A iniciativa faz parte do programa Saúde Amazonas, através do projeto Saúde nas Calhas, por meio do qual o Governo do Amazonas pretende implantar estrutura de média e alta complexidade nos hospitais dos oito municípios polos de saúde regional. Também serão contemplados, numa segunda etapa, os polos de Eirunepé, Lábrea e Manacapuru.

Em entrevista na semana passada, o governador Wilson Lima ressaltou o ineditismo da ação. “É a primeira vez que o Amazonas terá UTIs no interior; e a gente sentiu o quanto isso é importante; e o quanto isso fez falta no momento da pandemia. É algo que ninguém se preocupou, ninguém começou nenhum projeto de UTI no interior e nós vamos fazer isso, porque o povo do interior merece respeito e tem que ter um atendimento de qualidade”, disse.

Parintins na frente

O município mais avançado na ação é Parintins, onde uma parceria de governos estadual, federal e municipal, com a participação da iniciativa privada, irá permitir a implantação de 6 leitos UTI adulto e pediátrico no Hospital Jofre Cohen, e 4 leitos de UTI Neonatal no hospital Padre Colombo.

Parte dos equipamentos já está no município, incluindo um tomógrafo entregue pelo Governo do Estado. Também foram entregues dez leitos completos com cama, respiradores, monitores, bombas de infusão e equipamentos de hemodiálise – adquiridos por meio de parceria entre a Prefeitura de Parintins e a empresa Celeo.

Segundo o secretário de atenção especializada do interior da SES-AM, Cassio Espírito Santo, o projeto, que começou a ser desenhado em 2019, e teve que ser interrompido por conta da pandemia de Covid-19, retomou em setembro de 2020, após a implantação do programa Saúde Amazonas, e agora vai avançar mais rápido.

“Agora estamos retornando com a estruturação física, equipamentos e recursos humanos. A equipe do Infrasaúde (setor da SES-AM responsável pelas ações de engenharia) está indo aos municípios para orientar na preparação dos hospitais para receber as estruturas”, disse o secretário.

O município de Humaitá também recebeu tomógrafo do Governo do Estado, e os demais equipamentos para a montagem de leitos completos do Fundo de Suporte UNA+, do Grupo + Unidos, uma iniciativa empresarial de apoio às ações de enfrentamento à Covid-19.

A iniciativa contará ainda com emenda do deputado federal Átila Lins. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, o Estado apoiará os municípios na implantação e manutenção dos leitos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Vacinação para pessoas com 38 e 39 anos inicia quinta (17) em Manaus

Grupo de 39 anos, nascido de janeiro a junho, receberá o imunizante na quinta-feira e nascidos de julho a dezembro na sexta-feira (18); pessoas com 38 anos será no sábado.

15 de junho de 2021

Trânsito no bairro da Paz será desviado nesta quarta-feira

A intervenção viária também afetará o percurso das linhas 203, 215, 217 e A202, que transitam nas ruas Comandante Paulo Varela e do Advento.

15 de junho de 2021

Águas de Manaus é multada em R$ 2 mi, mas consegue se livrar de processos

Concessionária obteve quatro decisões favoráveis contra as sanções aplicadas pela Ageman que impedem o Poder Executivo municipal de executar as multas.

15 de junho de 2021

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021