fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Programa vai monitorar patrimônio do Centro Histórico de Manaus

Projeto em elaboração integra órgãos da área cultural da Prefeitura de Manaus para monitorar patrimônio localizado no Centro Histórico.

6 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Bens culturais do município estão no entorno da Praça D. Pedro II (Foto: Eustáquio Libório/RT1)

Reunião realizada na sexta-feira (5) com órgãos ligados à cultura alinhou ações que vão resultar no projeto de monitoramento e segurança patrimonial dos prédios públicos municipais e logradouros da praça Dom Pedro II e largo do Museu da Cidade de Manaus, no Paço da Liberdade, localizados no marco zero do Centro Histórico de Manaus.

Representante da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o diretor-presidente do órgão, Alonso Oliveira, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus (Concultura), Tenório Telles, receberam o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coronel Marcos Brandão para definir parâmetros acerca da iniciativa da Prefeitura de Manaus.

Segurança pública

“A segurança pública é uma das preocupações do prefeito David Almeida e necessidade urgente que identificamos no perímetro do marco zero de nossa cidade, que abriga um conjunto de prédios públicos e particulares que formam o maior patrimônio cultural de nosso povo”, justificou Alonso.

O projeto pretende montar uma rede de câmeras de monitoramento em locais estratégicos do Centro, além de articulação junto à Polícia Turística do Amazonas (Politur), para a instalação de delegacia ou posto de polícia de turismo, tudo numa ação conjunta com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Casa Militar, Manauscult e Concultura. Um grupo de trabalho será montado para articular um plano de ação, com diretrizes e ações que serão executadas nos próximos dois meses.

Ancestrais indígenas

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que o cuidado com o patrimônio material e imaterial do marco zero da capital começa com o respeito aos ancestrais indígenas, que foram sepultados em pleno largo do Paço da Liberdade, além do conjunto de equipamentos públicos que abriga o Museu da Cidade, Praça Dom Pedro II, Centro de Arqueologia de Manaus, Centro Cultural Óscar Ramos e outros que serão criados.

O secretário executivo do GGI, coronel Marcos, destacou as intenções da Manauscult que vão ao encontro dos planos do Gabinete de Gestão Integrada, para contribuir com a segurança pública de Manaus para colocar em funcionamento um sistema de videomonitoramento facial no Centro.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021