fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Programa ‘Saúde Amazonas’ também quer fortalecer assistência materno-infantil

O plano está sendo construído por técnicos das coordenações de Saúde da Mulher, Saúde da Criança, da Rede Cegonha, além das gerências de Triagem Neonatal e Maternidades.

13 de dezembro de 2020

Compartilhe

Reunião aconteceu na última sexta (Foto: Divulgação)

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apresentou ao secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, nesta sexta-feira (11), as ações da SES-AM que irão fazer parte de um plano estadual para melhorar a rede de assistência materno-infantil no Amazonas.

Marcellus Campêlo reforçou, durante a reunião, que pelos desafios que a área apresenta à gestão da SES-AM, o fortalecimento da rede de assistência materno-infantil são ações prioritárias do Programa Saúde Amazonas.

“Nós temos metas para trabalhar a reorganização de todas as redes de assistência e uma das mais importantes é a rede de assistência materno-infantil, que ainda tem indicadores muito desafiadores para o Amazonas. Mas com a união de todas as unidades e profissionais de saúde, estabelecendo as políticas adequadas, vamos melhorar esses indicadores”, afirmou Marcellus Campêlo.

O secretário de saúde destacou também a importância da construção do plano nesse momento, considerando que haverá mudanças na gestão de muitos municípios e os novos gestores municipais são atores importantes que precisam ser mobilizados.

“Estamos em um momento importante, que é a mudança nas gestões dos municípios. Então, é um momento de aproximação importante com as prefeituras, onde construímos um plano estadual na área materno-infantil, e podemos estabelecer uma linha comum de atuação, para unirmos forças e avançar nessa linha de cuidado”, ressaltou o secretário.

O plano da linha de cuidado materno-infantil está sendo construído por técnicos da Coordenação de Saúde da Mulher, Coordenação de Saúde da Criança, Gerência de Triagem Neonatal, Coordenação Rede Cegonha e Gerência de Maternidades da secretaria.

A reunião também contou com a participação de consultoras do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. O órgão é parceiro da SES-AM em ações como as relacionadas à saúde materno-infantil.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021