fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Prefeitura de Manaus informa que faz testes de Covid em 22 pontos

Ao todo, a Semsa tem 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma clínica da família e três UBSs Móveis fazendo o atendimento exclusivo a pacientes com sintomas de Covid-19.

12 de janeiro de 2021

Compartilhe

O período de incubação do vírus é de até 14 dias após a exposição, sendo o período médio de incubação de 5 a 6 dias. ( Foto: Divulgação)


A Prefeitura de Manaus disponibiliza em 22 pontos preferenciais para atendimento a casos suspeitos de síndromes gripais e Covid-19.

Dois tipos de exames são usados para detecção do novo coronavírus no organismo: o teste rápido e o RT-PCR (sigla inglesa de Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction), este último considerado “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

O acesso aos exames nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) só é possível após a avaliação do paciente feita durante a consulta com um médico. 

“Existe um fluxo que indica o tipo de exame mais apropriado para cada caso. Se esses prazos não forem observados, o risco de resultados falsos é muito grande e isso pode aumentar o risco de agravamento do quadro, que é o que queremos evitar”, alerta a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. 

Testes de Covid-19

Ela destaca, ainda, que todos os exames de Covid-19 realizados pela Semsa são inseridos no sistema oficial do Ministério da Saúde, o e-SUS VE, ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos da doença.

Ao todo, a Semsa tem 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma clínica da família e três UBSs Móveis fazendo o atendimento exclusivo a pacientes com sintomas de Covid-19 ou de síndromes gripais.

A indicação, pelos médicos, para a realização de exame, segue um fluxo que considera o tempo dos sintomas.

Do terceiro ao sétimo dia, é feita a coleta de material para o RT-PCR, que é encaminhado para análise no Laboratório Central do Amazonas (Lacen-AM).

A partir do oitavo dia, faz-se o teste rápido, que se for positivo, é prescrito o tratamento e entregue a medicação, e em caso de negativo, o paciente recebe as orientações para que mantenha os cuidados preventivos com uso de máscara, álcool em gel a 70%, distanciamento social, entre outras medidas de proteção.      

Ao apresentar os primeiros sintomas deve-se procurar as Unidades Básicas de Saúde

 “Independentemente de resultado, todos nós precisamos estar alertas e não descuidar, seguindo sempre as orientações sanitárias para evitar a propagação desse vírus”, sugere a secretária, orientando que os usuários procurem as unidades de saúde aos primeiros sintomas que podem ser febre, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, calafrio, tosse, congestão nasal, diarreia, dor abdominal, falta de ar e perda do olfato e do paladar.

O período de incubação do vírus é de até 14 dias após a exposição, sendo o período médio de incubação de 5 a 6 dias.

“Reforçamos a importância do tratamento precoce para evitar que o quadro clínico se agrave. Não é necessário confirmar o diagnóstico por testes para iniciar o tratamento. Se, clinicamente, o paciente apresentar sintomas que sugiram Covid-19, já recebe tratamento e seu quadro de saúde será monitorado por pessoal capacitado para isso”, assegura a secretária Shádia.

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021