fbpx

quinta, 21 de janeiro de 2021

Poços de captação de água de Nova Olinda passam por manutenção

O trabalho realizado em oito poços de captação existentes no município visa melhorar a qualidade da água que abastece as casa da população de Nova Olinda do Norte.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

É a primeira vez que o trabalho de manutenção dos poços acontece na cidade. (Foto: Divulgação)

A Companhia de Saneamento do Amazonas está realizando o trabalho de limpeza e manutenção nos poços de captação de água no município de Nova Olinda do Norte, com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade da água que é fornecida para os moradores da cidade.

Os trabalhos que estão sendo executados nos oito poços de captação existentes, são de sondagem, manutenções preventivas e corretivas para identificar quais são os problemas e a viabilidade e de limpeza para melhorar a qualidade da água e retirar algo que esteja preso na estrutura de captação que impede do poço de funcionar com normalidade.

Trabalho inédito

Para o presidente da Cosama, Armando do Valle, que visitou as obras nesta quarta-feira (9) junto com a Diretora Administrativa, Kellen Pereira, o trabalho que está sendo executado na cidade faz parte de uma ação operacional para atender as demandas de abastecimento e qualidade para os moradores, algo que nunca havia sido feito na cidade antes.

“Temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade para proporcionar para a população, por isso esse trabalho específico na cidade. Desde Janeiro a Cosama vem realizando o fornecimento de água na cidade, e a Companhia está executando esse trabalho por orientação do Govenador Wilson Lima. A Cosama visa proporcionar, além de uma água tratada, qualidade de vida e saúde, e posso afirmar que há 20 anos não era feito esse trabalho que a Cosama está fazendo hoje”, disse Armando.

Concentração de ferro

Segundo o engenheiro da Cosama, João Paulo Soares, a região de Nova Olinda do Norte tem tendência, principalmente próximo a orla do rio, de ter na captação subterrânea com grande concentração de ferro, e tal trabalho prejudica a qualidade da água que é distribuída. Mas com o trabalho de manutenção, seguindo os parâmetros da geotecnia e qualidade, já se mostra satisfatória em alguns pontos da cidade.

“Depois de ter feito um diagnóstico da área da geotecnia, da rede de distribuição de água, posicionamento dos poços e executado o trabalho, já foram realizados testes iniciais de vazão com resultados superiores a 50 m3/h e verificado com os testes químicos, nota-se resultados satisfatório sem a presença do ferro na água”, declarou Soares.

Esperança

Esperança é a palavra que o microempresário e morador na cidade Juscelino Pereira define para os trabalhos que a Cosama tem executado nos últimos dias na cidade.

“Fico contente, não só eu mas acredito que toda cidade, pois estamos vendo várias máquinas trabalhando nos poços, é uma movimentação muito grande e acredito que vai melhorar nossa água. Algo está sendo feito e isso nos dá esperança”, declarou Pereira.

Veja mais notícias

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021