fbpx

sexta, 15 de janeiro de 2021

Pesquisa de profissionais da FCecon avalia segurança de pacientes

A pesquisa marca, em dezembro de 2020, o fim do projeto Paciente Seguro, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

7 de dezembro de 2020

Compartilhe

Em abril de 2019, a FCecon foi uma das escolhidas para participar do projeto Paciente Seguro (Foto: Divulgação)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, neste mês de dezembro, uma pesquisa para avaliar a cultura de segurança do paciente na visão dos servidores da unidade.

O levantamento marca o fim do projeto nacional Paciente Seguro, do qual a Fundação faz parte, e vai compor um planejamento na área para o ano de 2021.

 Por meio de um formulário on-line, os profissionais de saúde da Fundação devem informar, até 15 de dezembro, sua visão sobre a segurança do paciente na unidade, explica a responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da FCecon, enfermeira Marielle Martins.

 “É com essa percepção que queremos traçar um planejamento para o próximo ano”, afirma Marielle Martins.

Com base no levantamento, é também objetivo da ação levar a mudança da cultura de segurança para todos os setores, e não somente de forma individual. Novas rotinas e protocolos sugeridos pelos funcionários serão avaliados pelo NSP, como melhoria para a instituição.

Paciente Seguro

A pesquisa marca, em dezembro de 2020, o fim do projeto Paciente Seguro, que é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

 A iniciativa visa prevenir situações de risco aos pacientes, como quedas e doenças hospitalares, garantindo a segurança do tratamento, bem como a diminuição de custos com tempo de internação.

 A FCecon implementa protocolos de segurança do paciente desde 2014, como os de higiene das mãos, redução de riscos de quedas e lesão por pressão, uso racional de medicamentos, cirurgia segura e identificação do paciente.

Em abril de 2019, a FCecon foi uma das escolhidas para participar do projeto Paciente Seguro e desenvolveu, até este ano, diversas ações sobre a temática.

 “Foram orientações de como realizar as ações, dados estatísticos consolidados, preenchimento de relatórios mensais para que as equipes fizessem parte da mudança. Esse foi o principal objetivo do projeto, de auxiliar o Núcleo a implementar esses protocolos com a equipe da ponta”, avalia a responsável pelo NSP.

Fonte: Secom

Leia Mais:

Veja mais notícias

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021

Operação policial vai cumprir toque de recolher a partir desta noite

As forças de segurança pública do Amazonas estarão nas ruas pelos próximos dez dias para fazer cumprir a medida. A operação ocorrerá em todos os municípios do Estado.

14 de janeiro de 2021

Combate à Covid: UEA antecipa formatura dos alunos da saúde

Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, que têm 80% da grade concluída podem solicitar a diplomação. Contrapartida é atuar por seis meses na rede pública.

14 de janeiro de 2021

Ramais da zona rural de Iranduba serão recuperados

Os serviços de recuperação acontecem em dois ramais e devem incentivar o turismo no município e têm previsão de entrega para primeiro semestre de 2021.

14 de janeiro de 2021

Bi Garcia suspende realização do Enem em Parintins

O Prefeito de Parintins tem como objetivo impedir a proliferação do coronavírus. Ele informou que pedirá ao MEC a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro no município.

13 de janeiro de 2021

Delphina vai ganhar enfermaria de campanha com 60 leitos

A estrutura dos leitos de enfermaria será disponibilizada e montada pelo Governo Federal e a gestão dos profissionais será feita pelo Governo do Amazonas.

13 de janeiro de 2021