fbpx

quinta, 28 de janeiro de 2021

Órgãos do Estado participam de Workshop para planejar ações contra queimadas

A Operação Curuquetê 2 teve início em 16 de junho e finalizou as atividades do ano em 27 de novembro. Durante o período, as atividades estiveram concentradas na região Sul.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

A ação do Estado acontece em articulação com a Operação Verde Brasil 2 do Governo Federal (Foto: Divulgação)

Órgãos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, de Segurança Pública do Amazonas e instituições federais estiveram reunidos, nesta quinta-feira (10/12), para um Workshop de Avaliação das Operações Verde Brasil e Curuquetê 2, que atuaram no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no estado em 2020.

A proposta do encontro, que segue até esta sexta-feira (11/12), é avaliar os resultados obtidos neste ano e iniciar o planejamento das estratégias de atuação para 2021.

O encontro reúne membros da Casa Militar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de representantes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Amazonas.

Segundo a secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Christina Fischer, o Workshop resultará no esboço de um plano integrado de ações para o próximo ano, a partir das percepções das equipes atuantes na força-tarefa.

“Conter o avanço do desmatamento e das queimadas ilegais tem se imposto como um dos maiores desafios da gestão pública e, por isso, é uma das prioridades atuais do Governo do Amazonas. Parte dessa atuação inclui agora a avaliação do trabalho que nós realizamos, identificando as falhas e ajustando as demandas de todas as instituições, para termos um trabalho integrado mais efetivo em 2021”, explicou.

A Operação Curuquetê 2 teve início no dia 16 de junho e finalizou as atividades do ano em 27 de novembro. Durante o período, as atividades estiveram concentradas, sobretudo, nos municípios da região Sul do Amazonas, que concentraram 66% dos focos de calor registrados em 2020 e 85% dos alertas de desmatamento emitidos pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A ação do Estado acontece em articulação com a Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). No Amazonas, as equipes seguem em campo, tanto no Sul do estado como na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Entre as instituições federais participantes estão o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento também conta com a participação de órgãos de controle do Amazonas, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público Federal (MPF).

Balanços e perspectivas

Neste primeiro dia de Workshop, cada órgão envolvido apresentou um balanço das atividades realizadas, além dos pontos positivos e negativos do trabalho executado. A secretária Christina Fischer destacou que, apesar dos índices negativos para o Estado, o Amazonas tem condições de atingir as metas propostas no Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento e Queimadas do Estado (PPCDQ).

“A meta do PPCDQ é diminuir o desmatamento no Amazonas em 15% até 2022, a partir da taxa de 2019. Apesar de fecharmos esse ano em alta, em 2019 nós tínhamos um aumento de 37% em relação ao ano anterior e, agora, esse aumento foi de 6%. Obviamente não podemos comemorar, mas mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, enfatizou o aprimoramento da integração entre os órgãos estaduais e federais como determinante para o próximo ano. “Neste ano houve uma composição de esforços, com as equipes de Comando e Controle do Estado somando nesse processo conosco, para aprimorar a parte de Logística e Inteligência das ações. É importante que a gente aprimore ainda mais essa integração para estabelecer um novo marco para o ano que vem”, disse.

Nesta quinta-feira (10/12), um debate encerrou as atividades do Workshop, que segue na manhã desta sexta-feira (11/12), com a construção do planejamento integrado para 2021.

Leia mais:

Veja mais notícias

Prefeito de Autazes decreta lockdown total para conter covid-19

Autazes tem 32 pacientes internados no Centro de Referência, o qual tem capacidade apenas para 30 pacientes. Em tratamento domiciliar, são 40 casos.

27 de janeiro de 2021

Secretaria lança podcast sobre cultura em plataformas digitais

O podcast, que conta com episódios quinzenais, convida artistas da cena local para dialogarem sobre suas visões sobre a cultura. O primeiro episódio é sobre "Janeiro Branco".

27 de janeiro de 2021

TRT11 divulga calendários dos leilões públicos 100% virtuais de 2021

Os valores arrecadados nos leilões serão utilizados, assim para o pagamento de créditos trabalhistas já receberam sentença pela Justiça do Trabalho no Amazonas e Roraima.

27 de janeiro de 2021

Bens apreendidos em operações contra o tráfico vão a leilão

Em ação da Sejusc e PC, a sétima edição do certame acontece na sexta-feira (29) e terá 16 itens disponíveis para arremate, entre eles veículos e prensas hidráulicas.

26 de janeiro de 2021

Casarão da Inovação vai movimentar negócios da área tecnológica

A Prefeitura de Manaus está realizando uma série de reuniões para movimentar as atividades no Casarão da Inovação, apoiando, assim empreendedores da área da tecnologia.

26 de janeiro de 2021

Mais de 83 mil EPIs são enviados para o interior do Amazonas

Ambas as cidades contaram ainda com 1.350 testes rápidos para detecção da Covid-19, além de medicamentos e materiais hospitalares, encaminhados nesse domingo (25).

25 de janeiro de 2021

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais até final de janeiro

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar.

25 de janeiro de 2021

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021