fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Ônibus são incendiados em Manaus e cúpula da segurança debate resposta

Os atos de vandalismo resultaram no recolhimento total da frota neste domingo (6). Ataques têm relação com a morte de um integrante do Comando Vermelho, segundo SSP-AM.

6 de junho de 2021

Compartilhe

Crimes ocorreram em diversos pontos de Manaus (Foto: Reprodução)

Até às 9h da manhã deste domingo (6), foram contabilizados pelo menos 19 veículos incendiados em vários pontos de Manaus. O ato de vandalismo, que seria uma forma de protesto contra a morte de um traficante da cidade, acendeu um alerta na cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que já se reúne para debater estratégia para chegar aos suspeitos e para evitar que novos episódios como este voltem a acontecer.

“O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, está reunido neste momento com a cúpula da segurança no CICC [Centro Integrado De Comando e Controle] para tratar das ocorrências de incêndio registradas na capital. A Polícia Militar já está em operação na capital, desde os primeiros registros de ocorrência”, informou o Governo do Estado por meio de nota.

O ataques com incêndios a ônibus, a delegacia e ameaças a outros locais ocorreram após a morte de um dos seus líderes, identificado como Erick Batista da Costa, vulgo “Dadinho”, morto durante confronto com policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), no bairro Novo Aleixo, na tarde de ontem (5).

A polícia tem a informação de que todos os atos foram coordenados por membros de uma facção criminosa em grupos de WhatsApp e que a ordem para os ataques na cidade partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados pelo departamento de inteligência da SSP-AM para, posteriormente, serem transferidos para um presídio federal.

Sem frota

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), também repudiou o ato que resultou na destruição total de sete ônibus que integram o serviço público coletivo da capital. Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores são alguns bairros onde foram registradas as ocorrências.

Leia a nota do sindicato na íntegra:

O Sinetram repudia os atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo (06/06), em que 7 ônibus do transporte coletivo foram incendiados dentre outros atos violentos.

A violência das ações, aparentemente de caráter terrorista, causou pânico nos operadores do serviço, pois há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida.

Atos dessa natureza, além de serem crimes de dano e ilícitos civis, visam disseminar o medo e inviabilizam o serviço essencial.

Diante desse cenário, os maiores prejudicados são o usuário do transporte coletivo e os trabalhadores do sistema de transporte cujas vidas estão em risco.

Por fim, pedimos às autoridades públicas competentes imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021