fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Mulheres na sociologia é tema de curso de extensão inédito no Brasil

O evento é online e é transmitido por meio do canal do YouTube da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais

17 de março de 2021

Compartilhe

As sociólogas Mariana Chaguri e Veronica Toste coordenam o seminário (Foto: Reprodução)

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) está realizando, até o próximo dia 26 (sexta-feira), o Seminário Temático Anpocs “Mulheres na Teoria Social I”, organizado pelas sociólogas Mariana Chaguri e Verônica Toste.

O evento está sendo realizado em parceria com o Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LabGen) e o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e está sendo transmitido  por meio do canal do YouTube da Anpocs.

O presidente da entidade, André Botelho, ressaltou que o curso de extensão é o primeiro do gênero no país. “Esse curso é uma iniciativa pioneira no Brasil, abordando o papel das mulheres e as obras dessas intelectuais pioneiras das Ciências Sociais”, disse Botelho, enfatizando que a primeira sessão, realizada na última segunda-feira (15), foi um sucesso com mais de 400 inscritos.

A primeira sessão abordou a autora britânica Harriet Martineau (1802-1876), que atuou como jornalista, ativista e socióloga. A expositora foi a doutora em Sociologia Veronica Toste Daflon, professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS).

Programação

A programação do seminário prossegue nesta quinta-feira (17), às 17h (horário de Brasília), com a análise da obra de Marianne Weber (1870-1954), uma destacada feminista, escritora e esposa do sociólogo Max Weber. A expositora será a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Giulle da Matta.

No dia 19 (sexta-feira), também às 17h, será analisada a obra da escritora e ativista socialista franco-peruana Flora Tristan (1803-1844) pela professora de Sociologia Luna Campos, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseça, no Rio de Janeiro.

No dia 22 (segunda-feira), no mesmo horário, a obra da socióloga e economista inglesa Beatrice Potter Web (1858-1943), fundadora da Escola de Economia de Londres, será analisada pela socióloga Eliana Debia, professora da Universidad Nacional Tierra Del Fuego (UNTDF), no Chile.

No dia 24 (quarta-feira), também às 17h, a jornalista, editora de jornal, sufragista, feminista e socióloga norte-americana Ida B. Wells (1862-1931) será analisada pela socióloga Cinthia Marques, da Unicamp. O seminário encerra no dia 26 (sexta-feira), apresentando um panorama sobre a dramaturga, ativista política, feminista e abolicionista francesa Olympe de Gouges (1748-1793), tendo como expositora Raquel Simas, professora do Colégio Pedro II.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021