sexta-feira, 17 de maio de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Mulheres na sociologia é tema de curso de extensão inédito no Brasil

O evento é online e é transmitido por meio do canal do YouTube da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais
COMPARTILHE
Mulheres

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) está realizando, até o próximo dia 26 (sexta-feira), o Seminário Temático Anpocs “Mulheres na Teoria Social I”, organizado pelas sociólogas Mariana Chaguri e Verônica Toste.

O evento está sendo realizado em parceria com o Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade (LabGen) e o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e está sendo transmitido  por meio do canal do YouTube da Anpocs.

O presidente da entidade, André Botelho, ressaltou que o curso de extensão é o primeiro do gênero no país. “Esse curso é uma iniciativa pioneira no Brasil, abordando o papel das mulheres e as obras dessas intelectuais pioneiras das Ciências Sociais”, disse Botelho, enfatizando que a primeira sessão, realizada na última segunda-feira (15), foi um sucesso com mais de 400 inscritos.

A primeira sessão abordou a autora britânica Harriet Martineau (1802-1876), que atuou como jornalista, ativista e socióloga. A expositora foi a doutora em Sociologia Veronica Toste Daflon, professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS).

Programação

A programação do seminário prossegue nesta quinta-feira (17), às 17h (horário de Brasília), com a análise da obra de Marianne Weber (1870-1954), uma destacada feminista, escritora e esposa do sociólogo Max Weber. A expositora será a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Giulle da Matta.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

No dia 19 (sexta-feira), também às 17h, será analisada a obra da escritora e ativista socialista franco-peruana Flora Tristan (1803-1844) pela professora de Sociologia Luna Campos, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseça, no Rio de Janeiro.

No dia 22 (segunda-feira), no mesmo horário, a obra da socióloga e economista inglesa Beatrice Potter Web (1858-1943), fundadora da Escola de Economia de Londres, será analisada pela socióloga Eliana Debia, professora da Universidad Nacional Tierra Del Fuego (UNTDF), no Chile.

No dia 24 (quarta-feira), também às 17h, a jornalista, editora de jornal, sufragista, feminista e socióloga norte-americana Ida B. Wells (1862-1931) será analisada pela socióloga Cinthia Marques, da Unicamp. O seminário encerra no dia 26 (sexta-feira), apresentando um panorama sobre a dramaturga, ativista política, feminista e abolicionista francesa Olympe de Gouges (1748-1793), tendo como expositora Raquel Simas, professora do Colégio Pedro II.

Leia mais:

COMPARTILHE