fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Mucormicose: ‘fungo preto’ tem primeiro caso confirmado em Manaus

A infecção pode estar relacionada com a Covid-19. Na Índia há mais de nove mil casos registrados de mucomircose.

31 de maio de 2021

Compartilhe

Infecção é conhecida como 'fungo preto' (Foto: Reprodução)

A mucormicose, mais conhecida como ‘fungo preto’, é uma infecção que vem causando morte e casos de mutilação e está sendo classificado como “um pesadelo dentro da pandemia”. Ela foi registrada na Índia nas últimas semanas e já tem 9 mil casos.

Em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), confirmou o primeiro caso em um homem de 56 anos.

Ainda de acordo com a FVS-AM, o paciente tem histórico de diabetes tipo 2, sendo internado no dia 12 de abril no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste da capital, e depois atendido no hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde foi a óbito no dia 16 do mesmo mês.

Possível relação com a Covid

Alguns levantamentos já apresentados apontam que a maior parte das pessoas atingidas pelo fungo são pacientes que se recuperaram de Covid-19 ou que estavam em processo de recuperação e, por isso, estudam se há chances de existir uma relação direta entre a doença e a pandemia.

Após a confirmação do caso em Manaus, a FVS-AM comunicou, de forma imediata, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional, após o recebimento do resultado de histopatológico informado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na última sexta-feira (28).

Esse paciente recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19, aplicada em Maués, no dia 1º de abril e, dias depois, apresentou sintomas gripais, com teste de RT-PCR não detectável para Covid-19. O paciente também apresentou prurido no olho direito, que evoluiu para infecção local.

O caso está sendo monitorado pelo Cievs Nacional e a investigação será concluída após análise de material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AM), a ser enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021