fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Motocicletas e embarcações reforçam combate à malária no Amazonas

Embarcações e motocicletas entregues às prefeituras do interior do Amazonas vão facilitar acesso às comunidades no combate à malária.

7 de abril de 2021

Compartilhe

Enfrentar a malária em locais de difícil acesso é facilitado pelos veículos entregues por Wilson Lima (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima entregou, na terça-feira (06), 25 motocicletas e 20 embarcações, do tipo bote, para 37 municípios prioritários no controle da malária no Amazonas. A entrega faz parte das ações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) de combate à doença e da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Malária, em 25 de abril.

Os equipamentos foram repassados diretamente aos prefeitos e secretários municipais de saúde.

Mesmo com a concentração dos esforços para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, Wilson Lima ressaltou que ações de combate à malária não pararam nos 62 municípios do Amazonas e a estrutura que vinha sendo usada, agora, passa a ser reforçada com as motos e embarcações.

“Esses equipamentos vão dar suporte a essas equipes que estão lá no interior e que precisam ir a essas áreas onde há maior incidência dessa doença. A gente sabe que para chegar nas comunidades o principal meio de transporte é a voadeira, o bote, a rabeta, um barco menorzinho; então isso vai ser fundamental para que possamos avançar nesse trabalho”, destacou o governador.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, explicou que a malária é uma das doenças mais endêmicas aqui na região Norte.

Casos de malária

Em 2020, o Amazonas registrou 57.960 casos de malária, com redução de 11,25% em relação a 2019, quanto foram registrados 65.305 casos. Até março de 2021, o Amazonas registrou 9.250 casos da doença, com queda de 30% em relação ao primeiro trimestre de 2020, quando houve 13.149 registros de malária.

Enfrentamento à Covid-19

A entrega dos botes e motocicletas também vai fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19 nos municípios, considerando a realidade logística do estado. As embarcações e motocicletas serão utilizadas para apoiar as ações das equipes de imunização contra o novo coronavírus, garantindo a execução de políticas públicas de saúde junto à população.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Dia das Mães: jovem descobre gravidez no dia do parto

Ela só sentiu alguns sintomas no mês que veio a ter o bebê, seis meses após perder o marido para a Covid-19. Era o sonho dele, aumentar a família.

9 de maio de 2021

‘Terapia da Toada’ é a programação do Dia das Mães no HPS João Lúcio

O projeto tem como objetivo contribuir na recuperação de pacientes, além de tornar o ambiente hospitalar mais agradável aos internados e acompanhantes.

9 de maio de 2021

Ações do Procon-AM resultam em mais de 600 Kg de produtos apreendidos

Na ação mais recente, nesta sexta-feira (7), a equipe do órgão recolheu 17,71 Kg de alimentos inadequados para consumo em uma distribuidora na Avenida Djalma Batista.

8 de maio de 2021

Vias do Distrito Industrial serão interditadas a partir de segunda-feira

O bloqueio vai acontecer entre as ruas Rio Jaguarão (Estrada do Marapatá) e Quixito (Estrada da refinaria Reman). A interdição tem como objetivo revitalização.

8 de maio de 2021

Obras de adequação do viaduto do Manoa devem demorar 30 dias

Entre as medidas, ficou acordado o compromisso de que as empresas vão devolver o equipamento com o projeto da rampa Oeste com 9% de inclinação, a partir do eixo da pista.

7 de maio de 2021

Coca-Cola Brasil e Gastromotiva vão distribuir 50 mil refeições em Manaus

Ação faz parte das ações diretas de combate à fome que a empresa vem realizando em todo o país, para fazer chegar alimentos às populações mais vulneráveis durante a pandemia.

7 de maio de 2021

Policlínica Codajás passa a oferecer fisioterapia pós-Covid-19

As sessões de reabilitação incluem diferentes exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, melhorar a respiração, o equilíbrio e treino de atividades diárias.

7 de maio de 2021

Governo doa 7,5 toneladas de alimentos para famílias em risco social

Os produtos foram comprados de feirantes pelo pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Todas as entidades atendidas estão situadas em Manaus.

7 de maio de 2021