fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Instituições e políticos querem adiar a realização do Enem no AM

Com a segunda onda de covid-19, várias medidas foram tomadas para evitar que mais pessoas possam ser contaminadas pelo vírus e o adiamento das provas do Enem seria uma delas.

13 de janeiro de 2021

Compartilhe

Medida visa impedir que mais pessoas se contaminem durante o exame. (Foto: Divulgação)

Em meio a segunda e devastadora onda de Covid-19 – que assola do Amazonas e, principalmente, a capital Manaus – o Governo Federal até o início da tarde desta quarta-feira (13) não anunciou alteração nas datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado.

Com os exames marcados para os dias 17 (próximo domingo) e 24 deste mês, órgãos como Ministério Público Federal (MPF) e as Defensorias Públicas do Estado do Amazonas (DPE-AM) e da União (DPU) e alguns políticos como os deputados federais José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PL) já se posicionaram contra as datas para aplicação das provas.

A deputada estadual Terezinha Ruiz (PSBD) também entrou na briga. Em oficio encaminhado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a deputada que foi professora, solicita em caráter de urgência, a suspensão da aplicação das provas.

Na terça-feira (12), o MPF ajuizou ação, em caráter liminar, para que as provas do Enem sejam aplicadas no Amazonas somente quando houver estrutura suficiente e necessária na rede de saúde, pública e privada, para atendimento dos índices de casos relacionados à pandemia de covid-19.

Representação

O deputado federal José Ricardo (PT/AM) entrou com uma representação na Procuradoria da República no Amazonas contra a União, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcadas para os dias 17 e 24, sejam adiadas.

A solicitação foi protocolada nesta quarta-feira (13).

“A realização do ENEM colocaria em risco a vida e a saúde de muitas pessoas, não apenas dos candidatos e candidatas, mas também de seus familiares e demais envolvidos na realização da prova. Portanto, seria de uma irresponsabilidade tamanha a manutenção dessa data. A manutenção da vida é o que o que importa”, argumenta o deputado.

Recomendação

As Defensorias Públicas do Estado (DPE-AM) e da União (DPU) recomendaram ao Governo do Amazonas que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja adiada em todos os municípios amazonenses.

O deputado Marcelo Ramos (PL) também se posicionou neste sentido em redes sociais.

Lockdown nas escolas

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou que vai manter as escolas da rede municipal de ensino público, onde deveriam ser realizadas as provas, fechadas para impedir que mais pessoas sejam contaminadas pela Covid-19.

Texto: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021