fbpx

domingo, 24 de janeiro de 2021

Instituições e políticos querem adiar a realização do Enem no AM

Com a segunda onda de covid-19, várias medidas foram tomadas para evitar que mais pessoas possam ser contaminadas pelo vírus e o adiamento das provas do Enem seria uma delas.

13 de janeiro de 2021

Compartilhe

Medida visa impedir que mais pessoas se contaminem durante o exame. (Foto: Divulgação)

Em meio a segunda e devastadora onda de Covid-19 – que assola do Amazonas e, principalmente, a capital Manaus – o Governo Federal até o início da tarde desta quarta-feira (13) não anunciou alteração nas datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado.

Com os exames marcados para os dias 17 (próximo domingo) e 24 deste mês, órgãos como Ministério Público Federal (MPF) e as Defensorias Públicas do Estado do Amazonas (DPE-AM) e da União (DPU) e alguns políticos como os deputados federais José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PL) já se posicionaram contra as datas para aplicação das provas.

A deputada estadual Terezinha Ruiz (PSBD) também entrou na briga. Em oficio encaminhado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a deputada que foi professora, solicita em caráter de urgência, a suspensão da aplicação das provas.

Na terça-feira (12), o MPF ajuizou ação, em caráter liminar, para que as provas do Enem sejam aplicadas no Amazonas somente quando houver estrutura suficiente e necessária na rede de saúde, pública e privada, para atendimento dos índices de casos relacionados à pandemia de covid-19.

Representação

O deputado federal José Ricardo (PT/AM) entrou com uma representação na Procuradoria da República no Amazonas contra a União, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcadas para os dias 17 e 24, sejam adiadas.

A solicitação foi protocolada nesta quarta-feira (13).

“A realização do ENEM colocaria em risco a vida e a saúde de muitas pessoas, não apenas dos candidatos e candidatas, mas também de seus familiares e demais envolvidos na realização da prova. Portanto, seria de uma irresponsabilidade tamanha a manutenção dessa data. A manutenção da vida é o que o que importa”, argumenta o deputado.

Recomendação

As Defensorias Públicas do Estado (DPE-AM) e da União (DPU) recomendaram ao Governo do Amazonas que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja adiada em todos os municípios amazonenses.

O deputado Marcelo Ramos (PL) também se posicionou neste sentido em redes sociais.

Lockdown nas escolas

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou que vai manter as escolas da rede municipal de ensino público, onde deveriam ser realizadas as provas, fechadas para impedir que mais pessoas sejam contaminadas pela Covid-19.

Texto: Daniela Tipiti

Leia Mais:

Veja mais notícias

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021