fbpx

domingo, 17 de janeiro de 2021

Idam e Conab firmam termo de parceria para fortalecer o setor primário

O termo visa o fortalecimento da agricultura familiar, da sociobiodiversidade e do agronegócio através da assistência técnica. A assinatura aconteceu, nessa terça-feira (15).

16 de dezembro de 2020

Compartilhe

o trabalho será realizado de forma integrada com os órgãos que compõem o Sistema Sepror (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) firmaram Termo de Cooperação Técnica que visa o fortalecimento da agricultura familiar, da sociobiodiversidade e do agronegócio através da assistência técnica aos produtores familiares.

A assinatura do termo aconteceu, nessa terça-feira (15), na sede da Conab, localizada na avenida Ministro Mário Andreazza, Distrito Industrial.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, todo o trabalho será realizado de forma integrada com os órgãos que compõem o Sistema Sepror.

“Estamos alinhados na execução das atividades e o governador Wilson Lima já autorizou a contratação de 756 funcionários e, hoje, temos cerca de 600 nomeados do Idam, Adaf e Sepror para operar no campo”, destacou Valdenor, enfatizar ser uma alegria levar políticas públicas para o produtor nos altos rios, em Atalaia do Norte, Barreirinha e municípios distantes.

A superintendente regional da Conab, Luiza Moura, destacou que o Idam é essencial para o desenvolvimento do interior. “O Idam faz a divulgação dos programas da Conab lá na ponta, aonde nós não podemos chegar. Além disso, é o órgão técnico que ajuda o produtor na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), um dos principais documentos para acesso aos programas da Conab. Nossa parceria com o Governo do Amazonas também é importante na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é o nosso maior volume de operações”, disse.

Programas

No Amazonas, a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) garante a venda de 10 produtos do extrativismo, como o açaí, a andiroba, a borracha, o buriti, o cacau, a castanha-do-Brasil, o murumuru, a piaçava e o pirarucu, a preços mais justos.

Os técnicos do Idam atuam realizando os cadastros dos extrativistas via Sistema Nacional de Produtores Rurais (Sican), atestam as notas fiscais e conferem a documentação para acesso à subvenção paga pela Conab para produtos vendidos abaixo do preço mínimo fixado.

Para o acesso individual à PGPM-Bio, o extrativista precisa ter o cadastro no Sican, cópias de documentos (RG e CPF), nota fiscal de venda ou de compra e documento solicitando a subvenção.

Outro programa da Conab é o Vendas em Balcão (ProVB), que viabiliza a venda do milho para todos os pequenos criadores do Amazonas. Entre os documentos exigidos para acesso ao programa está o Cartão do Produtor Primário (CPP), emitido exclusivamente pelo Idam, que possibilita o desconto de até 18% na compra do milho.

Para o extrativista ou produtor que deseja obter mais informações sobre os programas e como acessar basta procurar uma das 66 unidades locais do Idam distribuídas em todos os municípios do Amazonas.

Leia mais:

Veja mais notícias

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021