fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Idam amplia em 25% emissão de cartões do produtor no Amazonas

Instituto emitiu, em 2020, mais de 19,8 mil cartões, registrando um aumento de 25% se comparado com 2019, quando fez a emissão de 14,8 mil cartões.

12 de abril de 2021

Compartilhe

A expansão na emissão de cartões, entre 2019 e 2020, foi de 25%, passando de 14,8 mil para 19,8 mil cartões (Foto: Divulgação)

Descontos na energia elétrica e na compra de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas estão entre os benefícios do Cartão do Produtor Primário (CPP), emitido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em todos os municípios do estado.

Com a pandemia de Covid-19, o Instituto emitiu, em 2020, mais de 19,8 mil cartões, registrando um aumento de 25% se comparado com 2019, quando o órgão finalizou o ano com a emissão de 14,8 mil cartões.

Para aumentar ainda mais o número de emissões no estado, o Instituto criou uma força-tarefa para atender com celeridade as demandas dos 62 municípios do Amazonas. Hoje, a emissão diária é de 300 cartões, entre renovações e novas inscrições. Esse incremento foi criado em função dos programas emergenciais adotados pelo Governo do Amazonas, visando o aumento na renda dos agricultores familiares.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, essa decisão estratégica foi necessária para que fosse possível atender com eficiência as famílias que não pararam de produzir alimentos durante a pandemia.

Segundo o coordenador do Programa do Cartão do Produtor Primário, Aglei Maciel, o documento também possibilita ao produtor a emissão de Nota Fiscal Eletrônica Avulsa, facilitando a comercialização de produtos agrícolas para redes de supermercados e frigoríficos.

Cartões dão desconto na energia elétrica

O CPP também proporciona descontos na conta de energia, por meio do cadastro na Tarifa Rural. Para os produtores que trabalham com a agricultura, o abatimento é de 30% na tarifa. Já as atividades de aquicultura e de agricultura irrigada possuem descontos a partir de 67%, podendo chegar até 80%.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021