fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Governo vai ampliar cirurgias noturnas para prevenir superlotação

O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de atendimento ortopédico nos prontos-socorros, considerando a alta demanda e a pressão que os traumas ortopédicos exercem.

24 de abril de 2021

Compartilhe

O plano está sendo institucionalizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas vai ampliar o plano Gira Leitos, lançado em outubro do ano passado para reduzir, por meio da realização de cirurgias ortopédicas no horário noturno, a lotação nos três principais prontos-socorros da rede estadual de saúde.

Na nova fase, o plano está sendo institucionalizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), incluindo as cirurgias ortopédicas noturnas na rotina dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) João Lucio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

O objetivo da secretaria é ampliar a oferta de atendimento ortopédico nos prontos-socorros, considerando a alta demanda e a pressão que os traumas ortopédicos exercem nas unidades de urgência e emergência.

Nos últimos meses, o atendimento de pacientes com Covid-19 vem dando lugar aos atendimentos não Covid. Conforme a SES-AM, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de internação nos três prontos-socorros de Manaus, e a maior causa dos traumas ortopédicos. Entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, foram 73,6 mil atendimentos por essa causa.

Desde outubro do ano passado, quando teve início o plano Gira Leitos, foram realizadas 676 cirurgias ortopédicas nos três prontos-socorros. O plano ajudou a reduzir o número de pacientes internados nos prontos-socorros antes da segunda onda. 

Além de instituir a cirurgia ortopédica noturna na rotina dos prontos-socorros, a SES-AM também vai ampliar o atendimento de ortopedia na rede. Alguns serviços de Pronto-Atendimento (SPA) terão ortopedistas atendendo pacientes com traumas leves e moderados, para desafogar os prontos-socorros.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021