fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Governo quer mais modernização nos eventos culturais do AM em 2021

A secretaria vai continuar investindo nos eventos criativos e nas plataformas digitais, além de garantir a modernização do aplicativo 'Cultura.AM' e do site institucional.

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

A SEC também realizou um mapeamento de mais de quatro mil artistas no Amazonas (Foto: Divulgação)

O coronavírus obrigou as pessoas a se adequarem a novos comportamentos sociais em todo o mundo. A nova adequação trouxe inovação no setor cultural que buscou na tecnologia a ferramenta necessária para seguir disseminando os conteúdos produzidos pelos artistas.

No Amazonas, não foi diferente e, já pensando no futuro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), já adiantou que a gestão ficará ainda mais moderna.

“As plataformas digitais e os eventos criativos vão continuar na pauta. Nós vamos continuar e pretendemos modernizar ainda mais a nossa gestão, o nosso site e o nosso aplicativo, o Cultura.Am”, disse a assessoria da pasta.

Mais fortalecimento

Também como uma das principais metas para o ano que vem, a SEC quer colocar o Amazonas na rota das principais iniciativas criativas do país e terminar a implementação do Sistema Estadual de Cultura.

O Sistema é uma estrutura de gestão participativa para aplicação de políticas públicas de cultura e que tem em sua composição o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, Plano Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Cultura e Lei Estadual de Incentivo Fiscal.

O investimento para tal implementação custa R$ 70 mil e irá trazer benefícios importantes para o fortalecimento da classe artística amazonense, como a criação de editais de fomento e o repasse da verba da União via renúncia fiscal ou outras fontes por meio do Fundo Estadual de Cultura.

Balanço 2020

As ações da SEC estão divididas em três momentos: antes e durante a pandemia, além das relacionadas à Lei Aldir Blanc. Para a secretaria, foi desafiador garantir o suporte aos trabalhadores do segmento que sofreu grande impacto com a chegada do vírus no Amazonas.

Além da doação de cestas básicas aos artistas culturais, a SEC Realização o “Fica na Rede, Maninho”, que selecionou 290 propostas de atividades artísticas de conteúdo virtual, a fim de estimular a difusão de produções e capacitação durante o pico da pandemia.

Além disso, deu apoio à lives solidárias e criação da Agenda virtual, por meio da qual artistas e produtores culturais puderam divulgar no Portal da Cultura as apresentações realizadas nas redes sociais. Entre abril e agosto, a “Agenda Virtual” registrou 328 lives no Portal da Cultura.

Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ficou responsável pela renda emergencial aos trabalhadores da cultura e pela elaboração e publicação de editais, chamadas públicas e outros instrumentos convocatórios. O repasse para estas ações foi de R$ 38.145.611,98.  

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Veja mais notícias

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021