fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Governo quer mais modernização nos eventos culturais do AM em 2021

A secretaria vai continuar investindo nos eventos criativos e nas plataformas digitais, além de garantir a modernização do aplicativo 'Cultura.AM' e do site institucional.

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

A SEC também realizou um mapeamento de mais de quatro mil artistas no Amazonas (Foto: Divulgação)

O coronavírus obrigou as pessoas a se adequarem a novos comportamentos sociais em todo o mundo. A nova adequação trouxe inovação no setor cultural que buscou na tecnologia a ferramenta necessária para seguir disseminando os conteúdos produzidos pelos artistas.

No Amazonas, não foi diferente e, já pensando no futuro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), já adiantou que a gestão ficará ainda mais moderna.

“As plataformas digitais e os eventos criativos vão continuar na pauta. Nós vamos continuar e pretendemos modernizar ainda mais a nossa gestão, o nosso site e o nosso aplicativo, o Cultura.Am”, disse a assessoria da pasta.

Mais fortalecimento

Também como uma das principais metas para o ano que vem, a SEC quer colocar o Amazonas na rota das principais iniciativas criativas do país e terminar a implementação do Sistema Estadual de Cultura.

O Sistema é uma estrutura de gestão participativa para aplicação de políticas públicas de cultura e que tem em sua composição o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, Plano Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Cultura e Lei Estadual de Incentivo Fiscal.

O investimento para tal implementação custa R$ 70 mil e irá trazer benefícios importantes para o fortalecimento da classe artística amazonense, como a criação de editais de fomento e o repasse da verba da União via renúncia fiscal ou outras fontes por meio do Fundo Estadual de Cultura.

Balanço 2020

As ações da SEC estão divididas em três momentos: antes e durante a pandemia, além das relacionadas à Lei Aldir Blanc. Para a secretaria, foi desafiador garantir o suporte aos trabalhadores do segmento que sofreu grande impacto com a chegada do vírus no Amazonas.

Além da doação de cestas básicas aos artistas culturais, a SEC Realização o “Fica na Rede, Maninho”, que selecionou 290 propostas de atividades artísticas de conteúdo virtual, a fim de estimular a difusão de produções e capacitação durante o pico da pandemia.

Além disso, deu apoio à lives solidárias e criação da Agenda virtual, por meio da qual artistas e produtores culturais puderam divulgar no Portal da Cultura as apresentações realizadas nas redes sociais. Entre abril e agosto, a “Agenda Virtual” registrou 328 lives no Portal da Cultura.

Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ficou responsável pela renda emergencial aos trabalhadores da cultura e pela elaboração e publicação de editais, chamadas públicas e outros instrumentos convocatórios. O repasse para estas ações foi de R$ 38.145.611,98.  

Reportagem: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021