fbpx

quarta, 27 de janeiro de 2021

Governador firma convênio para ampliação de serviços no HUGV

O convênio vai auxiliar na redução de filas de consultas, exames e cirurgias eletivas da rede estadual, além da ocupação dos três hospitais e prontos-socorros da capital.

16 de dezembro de 2020

Compartilhe

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, o termo de convênio de contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, o termo de convênio de contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O convênio vai auxiliar na redução de filas de consultas, exames e cirurgias eletivas da rede estadual, além da ocupação dos três principais hospitais e prontos-socorros da capital.

“A partir desse contrato, consultas e procedimentos cirúrgicos estarão disponíveis em nosso sistema de regulação, com o estado podendo regular até 75%. Temos também a possibilidade de ampliar a nossa oferta na área cirúrgica e vislumbramos a possibilidade de retomada de alguns serviços, como transplantes de rins – que não acontecem desde 2007 – e transplantes de córnea, além de outras especialidades que estão disponíveis nessa unidade de saúde”, explicou o governador.

Sistema Nacional de Regulação e regulados pela Central Única de Regulação e Agendamento de Exames e Consultas

Com o convênio, 75% dos serviços (como consultas ambulatoriais, cirurgias e exames) e 85% dos leitos hospitalares para internação passam a ser oferecidos por meio do Sistema Nacional de Regulação e regulados pela Central Única de Regulação e Agendamento de Exames e Consultas (Cura).

Os 25% restantes serão voltados para o fomento do ensino e pesquisa, garantindo a formação e qualificação profissional, de acordo com as necessidades de saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, também participou da assinatura e destacou a importância do convênio para o atendimento das demandas do estado.

“Temos aí mais um investimento promissor na área da saúde por parte do Governo do Estado, na certeza de que vai desafogar as demandas dos três hospitais que temos e a possibilidade de melhorarmos o atendimento da população da capital e do interior do estado”. 

O financiamento dos serviços pactuados entre as instituições será deduzido do limite financeiro de média e alta complexidade repassado pelo Governo Federal ao Estado do Amazonas, devendo totalizar cerca de R$ 23 milhões por ano, que serão repassados ao hospital.

Estrutura

O HUGV é uma unidade referência para o atendimento de alta complexidade cardiovascular, cirurgia vascular, nefrologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia oncológica. O hospital também oferece cerca de 70 serviços em especialidades médicas como traumatologia, ortopedia, oftalmologia, pneumologia, hemoterapia, endocrinologia, patologia, urologia, entre outras.

A unidade tem capacidade para 63 mil consultas, por mês, mais de 13 mil cirurgias, mais de 417 mil exames laboratoriais e 57 mil outros exames. A unidade também conta com 129 leitos, divididos em cirurgia geral, clínica geral e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adultas e pediátrica.

O hospital conta com o apoio diagnóstico de laboratórios clínicos, que oferecem desde exames mais simples como hormonais, a exames sorológicos e imunológicos, genéticos e microbiológicos.

Já no parque de imagem, estão disponíveis aparelhos como tomógrafos, ressonância, mamografia, raio-x, ultrassom convencional e doppler, ecogrago e endoscópio.

Veja mais notícias

Bens apreendidos em operações contra o tráfico vão a leilão

Em ação da Sejusc e PC, a sétima edição do certame acontece na sexta-feira (29) e terá 16 itens disponíveis para arremate, entre eles veículos e prensas hidráulicas.

26 de janeiro de 2021

Casarão da Inovação vai movimentar negócios da área tecnológica

A Prefeitura de Manaus está realizando uma série de reuniões para movimentar as atividades no Casarão da Inovação, apoiando, assim empreendedores da área da tecnologia.

26 de janeiro de 2021

Mais de 83 mil EPIs são enviados para o interior do Amazonas

Ambas as cidades contaram ainda com 1.350 testes rápidos para detecção da Covid-19, além de medicamentos e materiais hospitalares, encaminhados nesse domingo (25).

25 de janeiro de 2021

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais até final de janeiro

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar.

25 de janeiro de 2021

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021

Abertas inscrições para residência artística com Zeca Nazaré

Serão selecionados 5 artistas, com idades entre 20 e 30 anos. Custos com transporte, hospedagem e alimentação, além de cachê, estão incluídos no projeto da Residência.

25 de janeiro de 2021

Parintins deve retomar aulas remotas na rede municipal

O programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” foi implantado em abril, para não deixar de assistir os alunos na pandemia da Covid-19.

24 de janeiro de 2021

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021