fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Governador enfatiza reconhecimento do sul do AM na criação de gado

Em reunião de Wilson Lima com ministra é apresentado relatório que reconhece o sul do Amazonas como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

11 de março de 2021

Compartilhe

Área de criação de bovino no sul do Amazonas está livre de aftosa (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima participou, na quarta-feira (10), de videoconferência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina. Na oportunidade, a ministra anunciou que o relatório técnico que reconhece o sul do Amazonas como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação recebeu parecer favorável da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). A região é área de criação de bovinos.

Em maio, o parecer será avaliado durante a 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE. A organização está sediada em Paris, na França. Além do sul do Amazonas, receberam parecer favorável do Comitê Técnico Científico da organização: Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e noroeste do Mato Grosso.

Ao parabenizar a ministra e os governadores durante a reunião, Wilson Lima destacou a dedicação do Amazonas para que os 13 municípios ao sul do estado mantenham o status sanitário de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, reconhecido pelo Mapa em agosto de 2020.

“Apesar das dificuldades por conta da pandemia, das dificuldades financeiras e de algumas limitações, entendemos que essa é uma área prioritária”, afirmou o governador. “Nós convocamos 208 aprovados em concurso público exatamente para aquela região do sul do Amazonas, onde nós conseguimos esse reconhecimento”, completou.

Wilson Lima ressaltou os efeitos positivos que as ações já trouxeram para o Amazonas, como o aumento do rebanho. “Nosso rebanho naquela região aumentou em 10%. O que nos impõe uma responsabilidade de provar para o mundo que é possível desenvolver atividade pecuária preservando o meio ambiente e usando a tecnologia”, afirmou. Ele lembrou que o estado está buscando também o auxílio de outros parceiros para colocar, ano que vem, em Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação o restante dos outros 49 municípios.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021