fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Eduardo Braga é criticado por modificações em projeto de ‘Lei do Gás’

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

Aprovado na tarde desta quinta-feira (10) pelo Senado, o novo marco regulatório para o setor do gás (PL 4.476/2020) volta para a Câmara dos Deputados, por conta das alterações realizadas no projeto. Foram justamente essas alterações que renderam duras críticas ao relator, o senador Eduardo Braga (MDB). Especialmente as que foram sugeridas pelo próprio Eduardo Braga. Algumas outras modificações ao projeto foram incluídas pelo relator acatando emendas sugeridas por seus colegas senadores. Braga tem sido acusado de favorecer o monopólio de empresários amigos com algumas mudanças propostas.

___

CRÍTICA ‘INTERNA’

Uma das críticas veio da própria bancada amazonense no senado. O senador Omar Aziz (PSD) criticou o projeto privatização proposto, afirmando que a experiência com a empresa privada de energia no Amazonas. Omar chegou a elogiar Braga, reconhecendo sua competência como relator por dominar o assunto, mas fez questão de ressaltar que discordava de alguns pontos.

___

CRÍTICA MAIS ÁCIDA

Nem todas as críticas foram tão amigáveis. A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL) recorreu às redes sociais para ir além da crítica e fazer uma acusação: “Qual é o sentido, Senador Eduardo Braga, em desfigurar o PL do Gás original, que veio redondinho da Câmara, para beneficiar um empresário que já detém 77% dos km de gasoduto com licenciamento ambiental?”, questionou.

___

PRESIDENTE PREFERE O ORIGINAL

O questionamento levantado por Zambelli, uma espécie de cão de guarda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se baseia no fato de que o Governo Federal prefere o texto aprovado pela Câmara dos Deputados e vai lutar que, nesse retorno do projeto à Câmara, ele volte ao estado original em que foi enviado pelo senado.

___

O EMPRESÁRIO

Ao falar em “empresário que já detém 77% dos km de gasoduto com licenciamento ambiental”, a deputada Carla Zambelli se refere a Carlos Suarez, dono ou sócio de empresas do setor de energia elétrica. O relatório de Braga garantiu os direitos e as autorizações às transportadoras dos gasodutos em implantação ou em processo de licenciamento ambiental em 5 de março de 2009.

___

DAVID EM BRASÍLIA

Continuando a série de visitas de cortesia que vem fazendo a diversos órgãos e autoridades, o prefeito eleito David Almeida (Avante) vai a Brasília na próxima terça-feira (15) para falar pessoalmente com cada um dos integrantes da bancada federal do Amazonas. O objetivo é obter recursos para a realização de projetos em Manaus. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito eleito esteve reunido com líder da bancada, senador Omar Aziz (PSD).

___

GUARDAR O SÁBADO

A posse do prefeito David Almeida foi antecipada das 15h para 14h do dia 1º de janeiro de 2021. O motivo seria evitar que o novo prefeito descumpra seu propósito de se resguardar desde o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado. A posse será realizada no Teatro Amazonas e, em seguida, o prefeito segue para sede da prefeitura, onde recebe as chaves da cidade das mãos de seu antecessor, Arthur Neto (PSDB).

___

MÉRITO LEGISLATIVO

O deputado Adjuto Afonso (PDT) entregou a comenda “Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas” ao presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio), Aderson Santos da Frota, 72 anos, pelos serviços prestados na área do comércio. A solenidade aconteceu na quinta-feira, 10, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

___

MÉRITO LEGISLATIVO 2

O prefeito de Maraã, Luiz Magno Praiano Moraes, também foi homenageado com a comenda “Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas” na Aleam. A proposta de homenageá-lo foi do deputado Belarmino Lins (Progressitas) com a Medalha do Mérito Legislativo. A comenda distingue personalidades, de variadas áreas de atuação, com destaque no Estado.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021