fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Eduardo Braga é criticado por modificações em projeto de ‘Lei do Gás’

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

Aprovado na tarde desta quinta-feira (10) pelo Senado, o novo marco regulatório para o setor do gás (PL 4.476/2020) volta para a Câmara dos Deputados, por conta das alterações realizadas no projeto. Foram justamente essas alterações que renderam duras críticas ao relator, o senador Eduardo Braga (MDB). Especialmente as que foram sugeridas pelo próprio Eduardo Braga. Algumas outras modificações ao projeto foram incluídas pelo relator acatando emendas sugeridas por seus colegas senadores. Braga tem sido acusado de favorecer o monopólio de empresários amigos com algumas mudanças propostas.

___

CRÍTICA ‘INTERNA’

Uma das críticas veio da própria bancada amazonense no senado. O senador Omar Aziz (PSD) criticou o projeto privatização proposto, afirmando que a experiência com a empresa privada de energia no Amazonas. Omar chegou a elogiar Braga, reconhecendo sua competência como relator por dominar o assunto, mas fez questão de ressaltar que discordava de alguns pontos.

___

CRÍTICA MAIS ÁCIDA

Nem todas as críticas foram tão amigáveis. A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL) recorreu às redes sociais para ir além da crítica e fazer uma acusação: “Qual é o sentido, Senador Eduardo Braga, em desfigurar o PL do Gás original, que veio redondinho da Câmara, para beneficiar um empresário que já detém 77% dos km de gasoduto com licenciamento ambiental?”, questionou.

___

PRESIDENTE PREFERE O ORIGINAL

O questionamento levantado por Zambelli, uma espécie de cão de guarda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se baseia no fato de que o Governo Federal prefere o texto aprovado pela Câmara dos Deputados e vai lutar que, nesse retorno do projeto à Câmara, ele volte ao estado original em que foi enviado pelo senado.

___

O EMPRESÁRIO

Ao falar em “empresário que já detém 77% dos km de gasoduto com licenciamento ambiental”, a deputada Carla Zambelli se refere a Carlos Suarez, dono ou sócio de empresas do setor de energia elétrica. O relatório de Braga garantiu os direitos e as autorizações às transportadoras dos gasodutos em implantação ou em processo de licenciamento ambiental em 5 de março de 2009.

___

DAVID EM BRASÍLIA

Continuando a série de visitas de cortesia que vem fazendo a diversos órgãos e autoridades, o prefeito eleito David Almeida (Avante) vai a Brasília na próxima terça-feira (15) para falar pessoalmente com cada um dos integrantes da bancada federal do Amazonas. O objetivo é obter recursos para a realização de projetos em Manaus. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito eleito esteve reunido com líder da bancada, senador Omar Aziz (PSD).

___

GUARDAR O SÁBADO

A posse do prefeito David Almeida foi antecipada das 15h para 14h do dia 1º de janeiro de 2021. O motivo seria evitar que o novo prefeito descumpra seu propósito de se resguardar desde o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado. A posse será realizada no Teatro Amazonas e, em seguida, o prefeito segue para sede da prefeitura, onde recebe as chaves da cidade das mãos de seu antecessor, Arthur Neto (PSDB).

___

MÉRITO LEGISLATIVO

O deputado Adjuto Afonso (PDT) entregou a comenda “Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas” ao presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio), Aderson Santos da Frota, 72 anos, pelos serviços prestados na área do comércio. A solenidade aconteceu na quinta-feira, 10, no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

___

MÉRITO LEGISLATIVO 2

O prefeito de Maraã, Luiz Magno Praiano Moraes, também foi homenageado com a comenda “Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas” na Aleam. A proposta de homenageá-lo foi do deputado Belarmino Lins (Progressitas) com a Medalha do Mérito Legislativo. A comenda distingue personalidades, de variadas áreas de atuação, com destaque no Estado.

Veja mais notícias

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021